Companhia apresentou projeto de criação de uma Estação de Tratamento no bairro dos Guarapes, como destino dos esgotos das zonas Sul e Oeste.
De acordo com informações do presidente da CAERN, Sérgio Pinheiro, a melhor alternativa seria construir uma Estação de Tratamento de Esgotos (ETE), no bairro dos Guarapes, que seria uma opção melhor não apenas do ponto de vista econômico, mas também é uma alternativa técnica mais viável. Sérgio pinheiro explicou que o terreno de 80.000 m2, localizado no bairro dos Guarapes, que já foi cedido pela Prefeitura.
A ETE do bairro dos Guarapes terá capacidade para receber os efluentes de Ponta Negra, Capim Macio, Pirangi, Jiqui, San Vale, Cidade Satélite, Felipe Camarão, Bom Pastor, Guarapes e Cidade Nova. E os esgotos dos bairros de Candelária e Lagoa Nova que são encaminhados a ETE do Baldo e os bairros de Nova Parnamirim, Emaús, Parque Industrial, em Parnamirim, que anteriormente iriam para a ETE Ponta Negra, passarão também a ter os efluentes destinados para a nova Estação.
Na primeira etapa, a Estação dos Guarapes será projetada para ter uma vazão média de 1.000 litros por segundo. Para termos uma noção a ETE do Baldo hoje possui uma capacidade de 450 litros de esgotos por segundo. O projeto prevê que os esgotos serão transportados por emissário terrestre com 14 quilômetros de extensão. O emissário terá início na Estação Elevatória de Ponta Negra com destino a Cidade Satélite e o bairro do Planalto até chegar aos Guarapes.
A Estação terá diâmetros variáveis ao longo de sua extensão, sendo um trecho de 4.012 metros com diâmetro de 700 milímetros, 3.506 metros com diâmetro de 900 milímetros e 6.748 metros com diâmetros de 1.000 milímetros. A proposta já foi enviada para análise para os Ministérios Públicos Federal e Estadual, Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) e a Prefeitura do Natal. A Caixa Econômica Federal, que é o órgão financiador também recebeu uma cópia para analisar. O investimento para a construção hoje varia entre R$ 160 e R$ 200 milhões de reais e ainda aguarda avaliação.
A ETE Guarapes utilizará tratamento preliminar, tratamento primário com Reatores Anaeróbios de Fluxo Ascendente (UASBs), tratamento secundário/terciário, constituído de tanques anóxicos, seguidos de tanques de aeração, sistema de bolhas finas e bolhas grossas para remoção complementar da carga orgânica, nitrificação e desnitrificação. A ETE contará com decantadores secundários, sistemas de desidratação de lodo e desinfecção final com luz ultravioleta, a mesma tecnologia aplicada na ETE do Baldo.
0 comentários:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.