Ofício nº 003/2010
Natal, 15 de março de 2010
EXMO.SRA.
DRA. ROSSANA SUDÁRIO
DD. PROMOTORA DE MEIO AMBIENTE DE NATAL
Vimos através desse encaminhar via email os quesitos levantados por nós referente à obra de destruição pela SEMOB- SECRETARIA DE MOBILIDADE URBANA na Avenida Salgado Filho, entre as Av. Bernando Vieira e Alexandrino de Alencar.
Dessa forma, solicitamos à esta egrégia Promotoria que faça todos os esforços necessários para proteção dessa importante paisagem de Natal que é um direito de todos.
Sem mais nos colocamos à inteira disposição.
Atenciosamente,
Francisco Iglesias
Presidente Aspoan
ASPOAN - Associação Potiguar Amigos da Natureza
. Membro do GI-GERCO – Grupo de Integração Gerenciamento Costeiro/Conama/MMA
. Membro da Coordenação do GT Clima do Fórum Brasileiro de Ongs e Movimentos Sociais
. Membro do GT de Desertificação da ASA - Articulação do Semi-Árido
. Membro da RMA – Rede Mata Atlântica
. Membro da CAN - Climate Action Network
. Membro do Conerh - Conselho Estadual de Recursos Hidrícos
. Membro da CIEA - Comissão Interinstitucional de Edicação Ambiental do RN
Relação de Questões para o Ministério Público sobre a proposta da SEMOB para o aumento de 1,50 m da largura da Avenida Salgado Filho, entre a Av.Alexandrino de Alencar e a Av. Bernando Vieira, onde segundo o projeto seriam derrubadas cerca de 50 árvores.
1) Qual será o impacto desta alteração no transito da cidade?
2) Existem outras maneiras de melhorar o transito sem destruir as árvores?
3) Qual é a temperatura na sombra que aquela área se apresenta ao meio dia?
4) Qual é a temperatura que aquela área terá sem as árvores?
5) Qual é a importância paisagística daquelas árvores?
6) Como a retirada das árvores vai afetar a sensação térmica daquele lugar?
7) O Midway com um extenso paredão de concreto afeta a temperatura do lugar?
8) O trecho onde as árvores serão removidas não são a continuidade paisagistíca da Av. Hermes da Fonseca?
9) Pode se medir o custo de colocar novas árvores do mesmo tamanho no mesmo lugar e na mesma quantidade? Se pode? Qual seria?
10) Justifica-se a retirar das árvores com o consequente aumento da temperatura para uma retificação de 1,50 neste trecho?
11) Qual será o impacto da retirada das árvores neste trecho?
12) Qual é o número de pedestres que transitam por aquele local diariamente?
13) Qual é a importância da beleza da arborização para diminuir a sensação da selva urbana naquele lugar?
14) Aquele trecho pode ser considerado diferenciado do restante da cidade?
15) Qual é a temperatura daquele lugar no asfalto hoje na sombra?
16) Qual será a temperatura ali no asfalto depois que for retirada as árvores?
17) Esta intervenção pontual pode melhorar o transito da cidade?
18) Como pedestres e motoristas serão afetados com a retirada das árvores?
19) Aquele espaço pode ser considerado uma ilha de temperatura amena dentro do calor da cidade?
20) Quais são as temperaturas da região em torno desta? Em torno do Midway? Em torno do IFRN?
21) Como comparar economicamente o que mais valioso para cidade: manter a arborização daquele trecho ou retira-lá para retificar a rota da Av. Salgado Filho em um trecho tão pequeno?
22) Depois da Av. Bernado Vieira no sentido do Centro Administrativo vai haver ampliação da largura da Avenida Salgado Filho?
23) Qual será o prazo em se implantando este projeto para que a arborização adquira as mesmas caractéristicas hoje existentes naquela lugar?
24) Qual é o impacto desta alteração no fluxo dos ônibus no trecho?
25) Quais são as consequências para qualidade de vida e saúde da população a falta de arborização?
26) Como as pessoas são afetadas pelo calor?
27) Qual é a importância destas árvores para a questão climática local?
28) Qual é o valor de sequestro de carbono feito por estas árvores?
Natal, 15 de março de 2010
EXMO.SRA.
DRA. ROSSANA SUDÁRIO
DD. PROMOTORA DE MEIO AMBIENTE DE NATAL
Vimos através desse encaminhar via email os quesitos levantados por nós referente à obra de destruição pela SEMOB- SECRETARIA DE MOBILIDADE URBANA na Avenida Salgado Filho, entre as Av. Bernando Vieira e Alexandrino de Alencar.
Dessa forma, solicitamos à esta egrégia Promotoria que faça todos os esforços necessários para proteção dessa importante paisagem de Natal que é um direito de todos.
Sem mais nos colocamos à inteira disposição.
Atenciosamente,
Francisco Iglesias
Presidente Aspoan
ASPOAN - Associação Potiguar Amigos da Natureza
. Membro do GI-GERCO – Grupo de Integração Gerenciamento Costeiro/Conama/MMA
. Membro da Coordenação do GT Clima do Fórum Brasileiro de Ongs e Movimentos Sociais
. Membro do GT de Desertificação da ASA - Articulação do Semi-Árido
. Membro da RMA – Rede Mata Atlântica
. Membro da CAN - Climate Action Network
. Membro do Conerh - Conselho Estadual de Recursos Hidrícos
. Membro da CIEA - Comissão Interinstitucional de Edicação Ambiental do RN
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Relação de Questões para o Ministério Público sobre a proposta da SEMOB para o aumento de 1,50 m da largura da Avenida Salgado Filho, entre a Av.Alexandrino de Alencar e a Av. Bernando Vieira, onde segundo o projeto seriam derrubadas cerca de 50 árvores.
1) Qual será o impacto desta alteração no transito da cidade?
2) Existem outras maneiras de melhorar o transito sem destruir as árvores?
3) Qual é a temperatura na sombra que aquela área se apresenta ao meio dia?
4) Qual é a temperatura que aquela área terá sem as árvores?
5) Qual é a importância paisagística daquelas árvores?
6) Como a retirada das árvores vai afetar a sensação térmica daquele lugar?
7) O Midway com um extenso paredão de concreto afeta a temperatura do lugar?
8) O trecho onde as árvores serão removidas não são a continuidade paisagistíca da Av. Hermes da Fonseca?
9) Pode se medir o custo de colocar novas árvores do mesmo tamanho no mesmo lugar e na mesma quantidade? Se pode? Qual seria?
10) Justifica-se a retirar das árvores com o consequente aumento da temperatura para uma retificação de 1,50 neste trecho?
11) Qual será o impacto da retirada das árvores neste trecho?
12) Qual é o número de pedestres que transitam por aquele local diariamente?
13) Qual é a importância da beleza da arborização para diminuir a sensação da selva urbana naquele lugar?
14) Aquele trecho pode ser considerado diferenciado do restante da cidade?
15) Qual é a temperatura daquele lugar no asfalto hoje na sombra?
16) Qual será a temperatura ali no asfalto depois que for retirada as árvores?
17) Esta intervenção pontual pode melhorar o transito da cidade?
18) Como pedestres e motoristas serão afetados com a retirada das árvores?
19) Aquele espaço pode ser considerado uma ilha de temperatura amena dentro do calor da cidade?
20) Quais são as temperaturas da região em torno desta? Em torno do Midway? Em torno do IFRN?
21) Como comparar economicamente o que mais valioso para cidade: manter a arborização daquele trecho ou retira-lá para retificar a rota da Av. Salgado Filho em um trecho tão pequeno?
22) Depois da Av. Bernado Vieira no sentido do Centro Administrativo vai haver ampliação da largura da Avenida Salgado Filho?
23) Qual será o prazo em se implantando este projeto para que a arborização adquira as mesmas caractéristicas hoje existentes naquela lugar?
24) Qual é o impacto desta alteração no fluxo dos ônibus no trecho?
25) Quais são as consequências para qualidade de vida e saúde da população a falta de arborização?
26) Como as pessoas são afetadas pelo calor?
27) Qual é a importância destas árvores para a questão climática local?
28) Qual é o valor de sequestro de carbono feito por estas árvores?
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