Matizes e sabores de uma cabocla
Tribuna do Norte - 19 de Agosto de 2011
Confiar no chef é essencial em lugares de proposta igual ao do Aquarela Brasilis. O espaço gourmet criado na vila de Ponta Negra é considerado pela sua autora, a chef Gabriela Sales, um "laboratório" gastronômico. O local trabalha ao estilo 'menu confiança', apenas sob reserva para no máximo oito pessoas, de quinta a sábado. Uma degustação intimista para quem deseja algo bastante diferente do lugar comum oferecido pelos demais restaurantes.
Aldair dantasGabriela Sales encontra seu recanto na Vila de Ponta Negra
"Sou cozinheira e pesquisadora, não me considero uma chef de cozinha tradicional", afirma Gabriela, sobre seu trabalho à frente do Aquarela Brasilis. Ela define como "uma cozinha cabocla e contemporânea". O menu experimental da casa utiliza um misto de ingredientes populares e sofisticados, propondo uma releitura de várias técnicas. O ambiente complementa a proposta diferenciada: um espaço pequeno, de visual rústico, duas mesas com quatro bancos, decoração artesanal, e pouca luz. O laboratório perfeito para criar.
O cardápio sempre mudará a cada fim de semana, afirma Gabriela Sales. Um dos menus apresentados nesta semana, exemplifica bem o estilo da casa: campanha de feijão verde com mexilhões e vongole; arroz de polvo com manteiga de ouriço; nhoque de tapioca e abóbora com camarões em borda de tucupi e jambú, e como sobremesa, sorvete de açaí com lascas de tucumã (um tipo de coco) e crocante de tapioca. Gabriela também costuma utilizar flores em seus pratos - e não só para decorar. Há tipos que caem bem no garfo, como as flores de pau-brasil, maracujá, ibisco, muçambê, begônias, jurubeba, entre outras.
Menu confiança é a proposta
O menu é confiança, mas Gabriela afirma que pode ser moldado conforme os gostos do cliente. "É possível dar uma personalizada no cardápio, e é claro que devo respeitar as restrições alimentares de cada um, se for o caso", afirma. Aliás, a cozinheira tem apenas - ela própria - uma restrição alimentar: "Não sirvo foie gras de jeito nenhum. Acho brega, impróprio para nosso clima, e a forma como ele é obtido do animal é cruel. É uma cultura da França, mas que não tem a ver com a gente", explica. Gabriela acrescenta que em breve vai explorar cozinhas temáticas, como a espanhola ou vietnamita.
aldair dantasCampanha de feijão verde com mexilhões e vongole
Gabriela Sales é carioca, mas foi criada em Ponta Negra. O espaço onde o Aquarela funciona, a rua do Corrupio, é uma localização tradicional de pescadores e rendeiras. O gosto pela cozinha vem de família, principalmente pela mãe, cozinheira de mão cheia. A chef também trabalha com artes plásticas, é inspetora da Banda Sinfônica de Natal, mas nunca resistiu ao apelo gastronômico. Desde 1999 trabalhou em restaurantes e fez menus para cafés, cuidou da cozinha de uma pousada em São Miguel do Gostoso, até que decidiu se "oficializar" na área a partir de 2007. Ficou quatro meses na Espanha, como convidada do premiado restaurante Huerto de Juan Ranas, em Granada. Pôs tudo na bagagem de volta, e agora Natal pode saborear um pouco de disso tudo, em várias porções.
Serviço:
Aquarela Brasilis. Rua do Corrupio, Vila de Ponta Negra. Funciona de quinta a sábado, apenas sob reserva. Tel.: 9161-2627.
0 comentários:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.