Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.: Último tremor de terra ocorrido no RN foi maior que o divulgado

NOMINUTO.COM - 13/jan/2010
Repórter: Melina França


Abalo sísmico ocorrido no Rio Grande do Norte na última segunda-feira (11) teve magnitude de 4,2 pontos na escala Richter.

O tremor de terra no Rio Grande do Norte, ocorrido na ultima segunda-feira (11), teve magnitude maior que a prevista – 4,2 pontos na escala Richter, e não os 3,8 pontos divulgados no dia do abalo.

A escala foi anunciada na manhã desta quarta-feira (13) pelos professores do Laboratório de Sismologia da UFRN. De acordo com Aderson Farias, um dos pesquisadores, “a primeira medida foi preliminar, porque ainda não tínhamos feito um estudo mais aprofundado”.

Os professores se encontram a caminho de Curral Preto e Poço Branco, onde vão instalar dois sismógrafos. Até então, a área não tinha um monitoramento mais específico. A estação que dava assistência à região do Mato Grande, onde ocorreu o tremor, era a de Riachuelo.

O abalo sísmico teve como epicentro a comunidade de Jerusalém, situada entre os municípios de Poço Branco e Taipu. O foco do tremor foi na ordem de 10km de profundidade, uma vez que foi sentido em uma grande área. O tremor teve efeito ainda na Paraíba e em Pernambuco.

>>> Comentário pertinente: O que antes era motivo de chacota em reuniões, encontros e Audiências Públicas sobre o projeto de implantação do Emissário Submarino da Barreira do Inferno, agora virou fato: a Caern não considerou a possibilidade de terremotos no litoral e, por isso, não há plano de emergência para remediar qualquer problema/falha que possa ser apresentado no emissário. Ou seja, é impossível permitir a construção de um cano de esgoto no mar sem segurança.

0 comentários:

Postar um comentário