Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Livro revela os encantos da vila

Yuno Silva - repórter
Foto: Joanisa Prates

Não é nenhuma novidade que Ponta Negra é a pérola do Turismo potiguar: sua enseada, emoldurada pelo Morro do Careca, é, sem dúvida, a imagem mais divulgada – tanto pelo Estado quanto pelo Município – aos quatro ventos quando se quer atrair atenções e visitantes para o litoral do RN.

Claro que a praia de Pipa, em Tibau do Sul, e as dunas de Jenipabu, entre outras que estão ganhando fama internacional como São Miguel do Gostoso, no litoral norte do Estado, estão nesse hall de cartões postais, mas Ponta Negra tem um diferencial: ela é guardiã de tradições culturais ainda pouco conhecidas pelos próprios natalenses. Manifestações que ultrapassam a barreira do tempo e resistem aos avanços da tal cultura de massa.

Para contribuir com a divulgação dessa rico patrimônio cultural e artístico, entra em cena o livro "Encantos da Vila", organizado pelo professora Teodora Alves, do Departamento de Artes da UFRN. A obra está saindo pela Editora da UFRN (EDUFRN) com patrocínio do Programa BNB de Cultura, e será lançada hoje, às 19h, na Livraria Siciliano do Midway. "Além de registrar as ações do projeto, o livro também pretende contribuir para dar maior visibilidade a essas atividades tradicionais desenvolvidas na comunidade", aposta a professora. A proposta do livro é relatar de forma lúdica, conceitual e visual a trajetória do "Encantos da Vila", também nome do projeto de extensão em atividade na Vila desde 2004.

De acordo com Teodora Alves, o "Encantos da Vila" identificou cerca de dez grupos tradicionais, dos quais dois irão se apresentar durante o lançamento: o Coco de Roda, do Mestre Severino, e o Boi de Reis Pintadinho, do Mestre Pedro de Lima. Somam-se ao Boi e ao Coco, as rendeiras de bilro e os grupos Bambelô Maçariquinhos da Praia, Pastoril Estrela do Amanhã, Lapinha Protagonistas da Paz, Congos de Calçola e os Conguinhos (versão infantil dos Congos que atua junto aos alunos da Escola Municipal São José).  Destes, o Congos de Calçola é o grupo mais antigo em atividade sem interrupções (há registros de sua existência desde o fim do século 19) e está chegando na quinta geração da família Santos Correia. "O livro ainda inclui outras iniciativas populares da comunidade, como a capoeira e o grupo de percussão Resistência da Lata. Temos sanfoneiros, jovens envolvidos com Hip Hop... o livro não pontua o encerramento de um ciclo, pois há muito mais para conhecermos", acrescenta a professora.

Manifestações culturais como cortejos artísticos, seminários, oficinas de teatro e música, e o espetáculo Auto do Natal da Vila também figuram entre as 175 páginas do livro, que traz prefácio do pró-reitor de Extensão, Cipriano Maia de Vasconcelos. O título será distribuído nas escolas do bairro e bibliotecas da cidade, para evidenciar práticas e saberes que se configuram como parte importante na história. "Por meio de narrativas, convidamos o leitor, seja criança, jovem ou adulto para adentrar aos encantos da comunidade", afirma a autora.

projetos - Turismo cultural e sustentabilidade

O projeto de extensão "Encantos da Vila" surgiu no contexto de desvalorização e dificuldade enfrentadas pelos diversos artistas populares locais: "Desde o início, nossa intenção foi valorizar e multiplicar os saberes por meio de métodos educativos. Damos oportunidade para que as manifestações sejam realizadas no espaço em que são produzidas, como uma forma de incentivar o aprendizado de novos artistas e divulgar, para outros moradores, suas práticas culturais", destacou Teodora.

Segundo a professora, os grupos populares precisam de maior apoio do poder público e implantação de políticas públicas capazes de fortalecer e dar sustentabilidade a essas atividades. "O livro é um convite para instituições públicas e a iniciativa privada possa, de forma efetiva, contribuir para a perpetuação desse patrimônio. Há um grande potencial para desenvolvimento de ações ligadas ao turismo cultural", garante.

Serviço

Lançamento do livro "Encantos da Vila", organizado pela

professora Teodora Alves.

Hoje, às 19h, na Livraria Siciliano do Midway Mall

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.