Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.: CORTEJO CULTURAL na Vila de Ponta Negra, sábado (22), das 16h às 19h, do Cruzeiro até a Igreja

[clique para ampliar]

CORTEJO CULTURAL DA VILA DE PONTA NEGRA

A origem da cidade de Natal se confunde com a história do bairro de Ponta Negra, sobretudo da Vila de Ponta Negra, um lugar com mais de três séculos de tradição que ainda preserva sua Cultura e seus costumes através das gerações. A comunidade, que em sua essência foi formada por agricultores e pescadores, criou raízes e desde sempre é a guardiã do principal cartão postal da capital potiguar: a enseada da praia de Ponta Negra e o Morro do Careca, com suas jangadas, seu artesanato e seus quitutes.

Último reduto da autêntica Cultura popular natalense, a Vila de Ponta Negra não se limita aos casos de violência nem se resume como destino turístico: o bairro pulsa, respira e transpira arte por todas as esquinas e becos.

Para coroar toda essa trajetória e propor alternativas concretas de transformação social (através de iniciativas sócio-culturais) que minimizem as mazelas enfrentadas diariamente pela comunidade, a Associação Cultural Mestre José Correia realiza o VI Cortejo Cultural da Vila de Ponta Negra, em parceria com o Conselho Comunitário de Ponta Negra, projeto Encantos da Vila da UFRN, Movimento SOS Ponta Negra e Ponto de Cultura, com apoio da Fundação Capitania das Artes. O evento acontece neste sábado (dia 22), das 15h (concentração) às 19h, na rua Manoel Coringa de Lemos (rua principal). Acesso gratuito.

A programação do VI Cortejo Cultural, que homenageia o Mestre José Correia do Congos de Calçola (falecido no mês de junho deste ano), irá percorrer o trecho entre a Praça do Cruzeiro e a praça da Igreja Católica (ponto final dos ônibus).

O evento faz parte da programação da Semana do Folclore promovida pela Funcarte e inclui desfile dos grupos de Cultura Popular Bambelô, Congos de Calçola e Conguinhos (formado por crianças do bairro), Pastoril, Lapinha, Boi de Reis, Coco de Roda, mais participação especial da Cia de Danças Populares Imburana - Coco de Roda da Paraíba, do grupo Resistência da Lata e do grupo de teatro Brincarte. Teremos ainda uma tenda que abrigará o artesanato produzido no bairro como as Rendas de Bilro, mais quitutes tradicionais da culinária regional.

Durante o Cortejo, que iniciará pontualmente às 16h, haverá um casamento real agendado para acontecer no mesmo dia na paróquia do bairro, ou seja, teremos uma grande festa popular, profana e religiosa com ares de bodas.

Contamos com sua presença e com seu apoio para multiplicar esse convite: participe, conheça, prestigie e valorize o que resta de magia em Natal e na Vila de Ponta Negra.

2 comentários:

happens disse...

Palavras são desnecessárias nesse momento. Só oque podemos fazer é comparecer com grande prazer e satisfação...Aguardando que mais iniciativas como essa se repitam.

AntoWeb disse...

Eu foi em Natal pra minha ferias e bem pertinho da Igreija. E vi o cortejo cultural: maravilha.

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.