Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Natureza Selvagem: Diálogos Criativos na UFRN


Os Diálogos Criativos chegam à UFRN com um encontro sobre o filme e o livro Na natureza selvagem

Na quinta-feira, 21 de outubro, acontecerá a partir das 18:00 horas no Auditório do Diretório Central dos Estudantes (DCE), o primeiro encontro na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) dos Diálogos Criativos na UniverCidade, extensão do projeto cultural Diálogos Criativos. Facilitado pelo jornalista e educador Antonino Condorelli, com entrada franca e aberto a todos os interessados, o encontro terá como tema Cinema, literatura e ecologia: o mito moderno da natureza selvagem em Into the Wild

Na ocasião será exibido, entre as 18:00 e as 20:00 horas, o filme Na natureza selvagem (2007), dirigido por Sean Penn. Sucessivamente se facilitará uma discussão aberta sobre as relações entre ser humano e natureza a partir do longa-metragem e do livro homônimo de Jon Krakauer (Companhia das Letras, 1ª edição 1998) em que o primeiro está baseado.


Já amplamente consolidados como espaço de discussão aberta e criativa sobre as mais diversas temáticas em Natal, os Diálogos Criativos ampliam agora seu horizonte de atuação organizando encontros em instituições de ensino superior interessadas em promover a construção coletiva de um conhecimento polifônico e mestiço.

O filme Na natureza selvagem conta a história real do jovem Chris McCandless que com 22 anos, depois de se formar, largou tudo, adotou o novo nome de Alexander Supertramp e perambulou por dois anos a pe ou de carona pelo Oeste dos Estados Unidos em busca de experiências nuas, de contato vivo com o que concebia como "natureza selvagem". No verão de 1992 decidiu empreender sua última, maior aventura à procura de transcendência e de uma transformação interior: adentrou sozinho em uma região desabitada do Alasca, onde permaneceu por quatro meses e acabou encontrando uma trágica morte.

Na discussão que se seguirá, o coordenador dos Diálogos Criativos explorará junto aos demais presentes a visão de ser humano e de natureza que inspirou a travessia de Chris McCandless no interior do Alasca e nas profundezas da sua alma, a partir da re-construção da história do jovem norte-americano realizada pelo livro de Jon Krakauer e o filme de Sean Penn.

Os Diálogos Criativos são uma iniciativa do jornalista, educador e promotor cultural Antonino Condorelli em parceria com a TV Universitária, a FM Universitária, a Tribuna do Norte, o guia cultural Solto na Cidade, a Livraria Siciliano e o Café Genot.



0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.