Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Diálogos Criativos dia 29/09 - Encontro Transporte Sustentável em Natal

Na próxima quarta-feira, dia 29, os Diálogos Criativos discutirão alternativas sustentáveis para o transporte urbano em Natal

Na quarta-feira, 29 de setembro, estreará às 19:00 horas no Auditório da Livraria Siciliano, no terceiro piso do shopping Midway Mall, a nova temporada do projeto cultural Diálogos Criativos com um encontro intitulado Transporte Sustentável em Natal: de hoje a 2014, acompanhado pela exibição do documentário Sociedade do Automóvel de Branca Nunes e Thiago Benicchio (2005).

O encontro, com entrada franca, será conduzido por participantes da Bicicletada Natal ? Massa Crítica, um movimento popular de caráter espontâneo surgido na capital potiguar em 2007, vinculado a um mais amplo movimento nacional e internacional que reivindica e pratica alternativas sustentáveis para o transporte urbano. O encontro será coordenado pelo idealizador dos Diálogos Criativos, o jornalista Antonino Condorelli.


A sociedade urbana contemporânea funda-se em um modelo de desenvolvimento que impulsiona estilos de vida altamente motorizados, sustentando o mito de que toda pessoa precisa ter um carro. Esta cultura do automóvel, alimentada pela pesada publicidade da indústria automobilística ao longo de décadas, faz com que aproximadamente dois mil carros novos entrem em circulação em Natal todo mês, o que gerou um crescimento de 66% da frota de veículos na capital potiguar nos últimos dez anos. Enquanto isso, o sistema de transporte coletivo é sucateado e caro. Que transporte quer essa sociedade? Será o engarrafamento o ideal de urbanismo moderno? Para que futuro nos dirigimos? Estas são as grandes perguntas que animarão a discussão com o público presente no encontro, tendo em vista também as profundas mudanças na configuração urbanística de Natal - e suas repercussões no transporte público e privado ? que implicará a Copa do Mundo de 2014.

Os Diálogos Criativos são uma iniciativa do jornalista, educador e promotor cultural Antonino Condorelli em parceria com a Livraria Siciliano, o jornal Tribuna do Norte, a TV Universitária, a Universitária FM, o guia cultural Solto na Cidade e o Café Genot.

Para mais informações, visitem o blog do projeto: http://dialogoscriativosnatal.blogspot.com

Contatos: dialogos_criativos@dhnet.org.br

Diálogos Criativos no Twitter: http://twitter.com/dialogoscnatal

PARA REFLETIR:

Retransmitimos a matéria publicada na edição de domingo, 26 de setembro, do jornal Tribuna do Norte para estimular a reflexão e a discussão sobre a temática que será abordada no encontro dos Diálogos Criativos de quarta-feira, 29 de setembro.
Transporte sustentável terá encontro em Natal dia 29

Alessandro Muniz - Participante da Bicicletada Natal (jogador_a@hotmail.com)
Antonino Condorelli - Coordenador dos Diálogos Criativos (dialogos_criativos@dhnet.org.br)

Na quarta-feira passada, 22 de setembro, foi comemorando e reivindicado o Dia Mundial Sem Carros, uma manifestação realizada contemporaneamente em diversos lugares do mundo que propõe uma reflexão para a sociedade sobre o impacto social e ambiental da cultura do automóvel. Uma cultura que instituiu o mito de que cada pessoa precisa ter seu próprio carro, com o suporte da indústria do entretenimento de massa que transformou o automóvel em um dos principais ?sonhos de consumo? dos indivíduos do nosso tempo.

Em ocasião do Dia Mundial Sem Carros e em um contexto no qual a Prefeitura de Natal, o Governo do Estado do Rio Grande do Norte e o Governo Federal anunciaram um investimento na ordem de R$338 milhões entre 2010 e 2014 para a modernização da mobilidade urbana da capital potiguar para sediar a Copa do Mundo, o movimento Bicicletada Natal organizou o Mês Mundial Sem Carros com o propósito de mobilizar a cidade para refletir sobre alternativas de transporte sustentável. É um chamado à população para que refletíramos todos sobre os gastos públicos destinados às obras da Copa: quais os planos, quais as prioridades, como e onde serão realizadas as modificações. Além do mais, é um apelo para repensarmos criticamente a infraestrutura do nosso transporte urbano em uma perspectiva de sustentabilidade.

Dentro desta iniciativa, o projeto cultural Diálogos Criativos estreará sua nova temporada na próxima quarta?feira, 29 de setembro, com um encontro intitulado Transporte sustentável em Natal: de hoje a 2014, que será realizado em parceria com a Bicicletada Natal. O evento se propõe a discutir de forma aberta, crítica e criativa como repensar o modelo de transporte urbano da capital potiguar, um tema que afeta a vida de todos seus cidadãos que convivem diariamente com a degradação do ambiente, o estresse, o isolamento crescente das pessoas, o desprezo pelo espaço público.

Frota de carros do RN cresceu 66,3% nos últimos dez anos

Natal, assim como a maioria das cidades de porte semelhante ou superior, sofre com os incontáveis males decorrentes da prioridade dada pela sociedade ao automóvel. Nos últimos dez anos houve um crescimento de 66,3% da frota potiguar alcançando em 2010, segundo informações do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RN), a marca de 217 mil veículos entre carros, caminhonetes e utilitários, enquanto a frota de transporte coletivo ? segundo dados da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano - permanece em cerca de 900 ônibus.

Além da imensa poluição que produz, causadora de doenças respiratórias e alterações climáticas (seja o aumento da temperatura do planeta ou da acidez das chuvas), a cultura do automóvel prejudica a sociedade ocupando os espaços urbanos com crescentes congestionamentos, demanda por estacionamento, expansão e alargamento das vias, construção de viadutos, túneis e pontes que transformam lugares antes ocupados por calçadas, praças, áreas verdes em terreno asfaltado que aquece a cidade, contribuindo ao mesmo tempo para a privatização do espaço público já que os carros particulares ocupam parte das calçadas estacionando sem respeitar os limites e usurpando os direitos do pedestre.

Este contexto, que se agrava diariamente, há algumas décadas passou a mobilizar cidadãos do mundo inteiro contra uma cultura fortemente arraigada no imaginário das pessoas. Afinal, que pai não gostaria de presentear seu filho com um carro quando este é aprovado no vestibular? Que trabalhador não almeja adquirir seu veículo quando o salário permite? Que empresário não deseja possuir o último lançamento automobilístico?

Foi para repensar este modelo que surgiu, em diversos países, o movimento da Bicicletada. Se trata - em plena sintonia com o espírito do projeto Diálogos Criativos - de um encontro livre de pessoas, sem líderes nem hierarquias, para reivindicar uma nova organização das cidades, questionando uma cultura que prioriza os carros ao invés das pessoas. É um movimento não institucionalizado que promove a prática diária de estilos de vida em harmonia com os demais e com o ambiente a partir da iniciativa espontânea dos participantes. Hoje está presente em diversos países nos cinco continentes, sendo mais conhecido no exterior como Massa Crítica.

A Bicicletada Natal passou a se organizar em 2007. Desde então, mobiliza todos os meses entre 80 e 90 ciclistas em iniciativas a favor de uma cidade mais humana e sustentável, contribuindo a semear uma consciência da coletividade em contaste com o individualismo motorizado promovido pela indústria do automóvel.

O encontro dos Diálogos Criativos de quarta-feira, 29 de setembro, acontecerá no auditório da Livraria Siciliano a partir das 19:00. Durante o evento será exibido o documentário Sociedade do Automóvel de Branca Nunes e Thiago Benicchio (2005, duração 40 minutos). O encontro é de entrada franca e aberto a todos. Para mais informações, visitem o blog http://dialogoscriativosnatal.blogspot.com ou escrevam para dialogos_criativos@dhnet.org.br.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.