Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.: A “carta” abre feridas e idéias, por Tiago Spinelli

Comentário publicado no dia 02/fev/2010, decorrente da Carta Aberta ao Sr. Kalazans Bezerra e do artigo A Política e a Metamorfose dos Bichos

A configuração do cyberespaço enquanto ferramenta de comunicação é um instrumento global, mas que deve ser utilizado com propostas e soluções locais. Como a “carta aberta”, que propõe democraticamente e por e-mail, que prevaleça como solução de política local a preservação e o exercício da educação ambiental nos arredores de um dos principais cartões postais de Natal, capital potiguar. Em resposta à “carta aberta” – “a política e a metamorfose dos bichos” – os moradores informam, também por e-mail, que estão cientes do dano ambiental causado pela construção dos “espigões” no pé do Morro do Careca. O que era pra ser uma questão simples para um Partido Verde transformou-se numa execução política desastrosa, uma decisão vertical e equivocada.

E os problemas não se restringem a autorização da construção dos prédios no pé do Morro do Careca. A “carta aberta” é clara quando identifica o pano de fundo que rola em Ponta Negra, antiga vila de pescadores que se moldou desde a ocupação habitacional na década de setenta até os altos investimentos sabe-se-lá-de-onde dos atuais dias turísticos:

“A escolha do bairro fundamenta-se em dados bastante conhecidos de todos como é a questão das drogas ilícitas, em especial o crack, com todas as suas nuances, do tráfico à dependência, do turismo sexual e da prostituição infanto-juvenil, questões essas facilitadas pela ausência do Estado no bairro. Essa ausência traduzida na carência aguda e mesmo na falta dos serviços básicos de saúde, educação, assistência social, etc. gera na população uma total falta de perspectivas quanto ao futuro. Por outro lado, o bairro está organizado em movimentos sociais independentes, capazes de dialogar e contribuir para a busca de soluções e a construção de uma cidade melhor para todos.” (Carta Aberta ao Dr. Kalazans Bezerra, Secretário Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo)

A “carta” abre feridas e idéias. A política é o movimento, a manifestação, a opinião que circula também por e-mail. Para que a próxima geração possa usufruir do Morro do Careca preservado e, principalmente, para que haja uma próxima geração da antiga vila de pescadores.

Tiago Spinelli

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.