Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Em agosto de 2011 a CAERN prometeu resolver o problema do nitrato. E agora? Mudou alguma coisa?

Problema de nitrato água em Natal será solucionado até fim do ano

Tribuna do Norte - 17 de Agosto de 2011


O índice de nitrato na água em Natal está caindo e, até o final do ano, todos os bairros da cidade deverão receber água com concentração abaixo de 10 miligramas por litro (mg/l), nível recomendado pelo Ministério da Saúde. É o que garante a Caern.

De acordo com a companhia, o resultado das últimas análises aponta que quase todos os bairros da capital estão recebendo água com baixo índice de nitrato. Alguns, como Pirangi, Ponta Negra, Guarapes e Mãe Luiza estariam com concentração inferior a 3 mg/l.
Demis RoussosCaern afirma que novas adutoras estão diminuindo o problema de contaminação da água por nitrato em NatalCaern afirma que novas adutoras estão diminuindo o problema de contaminação da água por nitrato em Natal

O resultado da análise físico-química da água, referente à primeira quinzena de agosto, aponta que o índice de nitrato nas saídas dos reservatórios da Caern vem caindo desde que a empresa colocou em operação a adutora do Jiqui, em setembro do ano passado. Em Pirangi, um dos bairros em que a concentração chegou a ultrapassar 20 mg/l, o atual índice é de 1,60 mg/l.

Em Mãe Luiza, o índice é de 2,27 miligramas para cada litro de água consumido. Já a água que chega às torneiras dos consumidores de Ponta Negra, Vila de Ponta Negra e Conjunto Alagamar está com 1,93 miligrama de nitrato por litro. O melhor resultado, porém, foi no reservatório que abastece o bairro do Guarapes, onde a concentração de nitrato é de 0,41 mg/litro.

Segundo o diretor-presidente da Caern, Walter Gasi, a empresa tem feito todo o esforço necessário para solucionar o problema da alta concentração de nitrato em todos os bairros de Natal. Ele lembra que a Companhia já desativou diversos poços onde o nitrato estava acima do definido pelo Ministério da Saúde e colocou em implantação a adutora do Jiqui, que reduziu o índice em todos os bairros das zonas Sul e Leste de Natal.

"Agora estamos concluindo a adutora do Rio Doce que resolverá, em definitivo, o problema nos bairros de Gramoré e Pajuçara, que são os únicos da Zona Norte que ainda possuem concentração alta", afirmou.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.