Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ESPN [vídeo 4] Privatizado em 2011, Aeroporto Internacional de Natal está inoperante

O Aeroporto Internacional de Cargas e Passageiros da Grande Natal, por enquanto, está inoperante. A maior pista de pousos e decolagens das Américas, localizada em São Gonçalo do Amarante (RN), poderia servir para a Copa do Mundo de 2014, já que Natal é uma das sedes do Mundial, mas segundo Maria Cristina Morais, professora de arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o aeroporto não foi projetado para esta finalidade.

"Isso aqui pretende ser um entreposto comercial aéreo. Se esse projeto atingir a meta que está sendo desenhada, não dá para prever o que vai acontecer com essa cidade e essa região metropolitana de Natal. Esse aeroporto não foi idealizado para a Copa do Mundo, o plano diretor foi concebido na Espanha", disse a professora, que afirma que a cidade só foi escolhida para receber o aeroporto em função de sua localização.

"Esse empreendimento vai atrair população, mas o que vai ser oferecido? Que ocupação vai ter nesse entorno? Claro que não vai faltar água, não vai faltar energia, porque a logística é necessária para o aeroporto funcionar, mas e para quem vem morar? E saúde e educação?", questiona Maria Cristina.

Após cinco anos de investimento e R$170 milhões gastos pelo governo federal, o aeroporto foi privatizado em 2011. O secretário municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, Hélio Duarte, não vê a obra com pessimismo e afirma: "O consórcio privado vai investir dinheiro aqui. Se fosse esperar que o governo terminasse a obra, acho que em 2030 ela não terminaria. Esse aeroporto vai ser um grande atrativo para grandes empresas e indústrias chegarem aqui".
Privatizado em 2011, Aeroporto Internacional de Natal está inoperante; veja reportagem completa!

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.