Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

COPA DAS CONFEDERAÇÕES: Fifa descarta Natal oficialmente

>>> Se continuar do jeito que está: tudo atrasado, sem planejamento, sem projeto, sem compromisso... vai ser difícil Natal ser sede do mundial de futebol. #


A confirmação oficial da ausência de Natal na Copa das Confederações, em 2013, não surpreendeu. O cronograma de obras, aprovado pela FIFA e apresentado pela SECOPA, para a construção da Arena das Dunas, em fevereiro deste ano, já alertava para o fato, uma vez que a conclusão dos serviços está previsto para dezembro de 2013 e a competição que serve como “ensaio” para o Mundial está marcada para junho, ou seja seis meses antes da finalização da Arena. O secretário da SECOPA, Demetrio Torres e o diretor de Marketing do Corínthians, Pedro Paulo Rosemberg, responsável pela construção do Itaquerão, que receberá o Mundial em São Paulo, tiveram discursos parecidos ao recebrem a notícia oficial da exclusão.

Adriano AbreuDemétrio Torres, da Secopa, não se mostrou surpreso com a exclusãoDemétrio Torres, da Secopa, não se mostrou surpreso com a exclusão


“Nós entendemos a preocupação da Fifa e a preocupação da sociedade de um modo geral. Mas, segundo todas as previsões (pessimistas e otimistas), a construção do estádio leva 30 meses. Ou seja, se começarmos as obras em julho e cumprirmos o prazo normal (sem termos que dobrar turnos ou números de operários para apressar a obra), o estádio estará pronto em dezembro de 2013, seis meses antes do início da Copa do Mundo de 2014”, disse Rosenberg, por intermédio da assessoria de imprensa do clube.

Demetrio Torres seguiu a mesma linha de raciocínio do dirigente corintiano. “A Copa das Confederações já estava descartada quando passamos novos prazos para a Fifa e para o COL. A arena ficará pronta em dezembro de 2013 e só esse fato já tiraria a cidade da Copa das Confederações”, confirmou. “Já começamos o cadastramento de funcionários, estudos topográficos e mapeamento de redes de água, eletricidade e esgotos no local. Já em junho esperamos isolar o campo de trabalho para começarmos a execução da obra”, completou Torres. 

O secretário da SEJEL, Rodrigo Cintra também esclareceu a questão através de nota enviada pela assessoria de imprensa da secretaria: “A cidade de Natal jamais pleiteou o posto de cidade sede da Copa das Confederações, haja vista que, de acordo com o cronograma de obras do novo estádio, a Arena das Dunas ficará pronta em dezembro de 2013, após o término da Copa das Confederações. Amanhã (hoje), ocorrerá a passagem oficial da posse do estádio Machadão por parte da Prefeitura do Natal para o Governo do Rio Grande do Norte, em uma solenidade de encerramento das atividades, de modo que no mês de junho, serão iniciadas as obras de demolição e de construção da nova Arena. As obras de mobilidade urbana terão início no dia 30 de junho deste ano e serão concluídas em maio de 2013. O orçamento para as obras de mobilidade estão totalmente asseguradas, com o financiamento Federal e a contrapartida da Prefeitura”.

A Prefeitura realiza hoje, às 16h, a solenidade de Encerramento das atividades do Machadão, juntamente com a Formatura de mais uma turma do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). O evento será aberto ao público e a terá entrada gratuita pelos portões seis e oito do estádio Machadão.

A programação contará com apresentação de banda da Polícia Militar do RN, e desfile de várias instituições como o Bope, Corpo de Bombeiros, Rocan, Polícia Federal, Exército, viatura da Ronda Escolar com o campeão do XVI Jerninhos, entre outras. Após os desfiles, haverá a benção ecumênica . A solenidade de encerramento representa o fim de uma série de atividades que marcam a despedida do estádio Machadão.

Seminário

A prefeita Micarla de Sousa concede entrevista coletiva na próxima segunda-feira, às 10h, no Palácio Felipe Camarão. Na oportunidade, fará a divulgação da programação oficial do Seminário Natal Copa 2014 que vai trazer convidados nacionais e internacionais à capital potiguar em junho.

O Brasil Econômico integra o grupo EJESA (Empresa Jornalística Econômico S.A.), que ainda conta com os jornais Marca Brasil, O Dia e Meia Hora. Representantes do grupo também participarão da coletiva. Além dos palestrantes do evento, serão conhecidas a data e o local do seminário.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.