Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Natal em Ação leva serviços da prefeitura para população da Vila de Ponta Negra

Data de publicação: 04/06/2011 14:08

FRANKIE MARCONE

Moradores da comunidade da Vila de Ponta Negra foram beneficiados das 8h às 12h deste sábado (4), com mais uma edição do "Natal em Ação", que leva os serviços das secretarias da Prefeitura do Natal direto para a comunidade, além das apresentações culturais da programação da Semana do Meio Ambiente.  

A prefeita do Natal, Micarla de Sousa, esteve no evento visitando o trabalho dos diversos órgãos da Prefeitura. "O Natal em Ação aproxima os serviços do poder público junto à população, através da concentração de várias atividades em um só espaço", destacou a prefeita Micarla de Sousa.

Durante a semana a comunidade da Vila de Ponta Negra foi beneficiada também com serviços de recuperação da malha viária através da Semopi, limpeza das ruas com a Urbana e recuperação da iluminação pública com a Semsur.

No largo da Igreja Católica foram montados estandes das Secretarias Municipais de Relações Institucionais e Governança Solidária (Serig), de Mobilidade Urbana (Semob), de Saúde, Trabalho e Assistência Social (Semtas), Educação, Serviços Urbanos, Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Companhia de Serviços Urbanos (Urbana), Associação de Desenvolvimento de Atividades de Valorização Social (Ativa) e a Secretaria Municipal de Gestão Estratégica e Ouvidoria, além da Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básicos do Município do Natal (Arsban).

O Natal em Ação na Vila de Ponta Negra também contou com a participação de parceiros como a Universidade Potiguar (UnP), com alunos do curso de Ciências Sociais, do Instituto Pedro Cavalcanti e da Caern.

 

Serviços prestados

No estande da SME as pessoas conheceram os serviços do Departamento de Atenção ao Educando, como o programa Escola Aberta, Tributo à Criança, merenda escolar e o Caráter Conta, que trabalha com valores nas escolas municipais em parceria com o Ministério Público, como o respeito, solidariedade.

 
 

Já a Semtas apresentou seu Programa de Qualificação Profissional oferecendo manicure, corte de cabelo, maquiagem e ainda orientações, cadastramento e recadastramento do Bolsa Família e os sérvios do Departamento de Proteção Especial, que trata da violação dos direitos de crianças e adolescentes. Uma feira de artesanato com trabalhos apoiados pela Semtas também foi montado no local.

"Também realizamos a inscrição para os cursos de corte e cabelo, ASG e de línguas (inglês e espanhol), que serão oferecidos em um espaço da comunidade da Vila de Ponta Negra", informou o secretário adjunto do Trabalho da Semtas, Pedro Costa.

A Ativa mostrou os projetos Recicla Ativa, que incentiva a produção de artesanato com materiais recicláveis e o Mulher Ativa, que oferece cursos de artesanato nas comunidades de Natal. No estande da Ouvidoria as pessoas faziam reclamações e davam sugestões sobre os diversos serviços da Prefeitura do Natal, através do site www.natal.rn.gov.br/ouvidoria.

A população também teve acesso a serviços da Caern como segunda via de contas de água, negociação e parcelamento de débitos, solicitação de religação, reclamações e apresentação de mamulengos com o tema Água Limitada.

A Secretaria Municipal de Saúde ofereceu a verificação de pressão arterial, teste de glicemia, distribuição de preservativos, vacinação contra hepatite B e tétano, teste anti HIV/Aids e informações sobre a dengue, além de conscientização sobre a correta escovação, aplicação de flúor e informações sobre câncer de boca.

A Semob levou uma equipe de educação para o trânsito, além de informações sobre carteira de estudante, gratuidade nos transportes coletivos, recebimento de reivindicações da população. Além disso, a Semurb atuou conscientizando as pessoas sobre a defesa e preservação do meio ambiente, relativo a questões ambientais ligadas a comunidade e a cidade do Natal.

A Urbana distribuiu material educativo sobre reciclagem, coleta seletiva e a Serig fazia a articulação junto aos moradores e entidades comunitárias, levando suas reivindicações aos diversos órgãos públicos municipais.

Entre os parceiros do Natal em Ação, a UnP, apresentou na Escola Municipal São José a oficina de produção de repelente caseiro conta mosquitos, exposição de plantas que servem como repelentes naturais e também oficina de pintura ecológica voltada para pó público infantil. Já o Instituto Pedro Cavalcanti, realizou exames de audiometria e consulta médica com otorrinolaringologistas.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.