Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.: FILHOS DE PONTA: Uma nova realidade em construção

Uma nova realidade.

No fundo 'é só e apenas isso' que queremos, todos NÓS!

Todos NÓS queremos menos pessoas pedindo esmolas
menos crianças se drogando nas esquinas
menos lixo espalhado nas ruas,

Todos NÓS queremos ver mais respeito ao meio ambiente
mais segurança
mais valorização do SER humano

Então qual o problema? Porque não nos entendemos? Porque nossos políticos não fazem o que precisam fazer: melhorar a vida da população? Onde e para quem perguntar? Em quem confiar? Só tínhamos a certeza de que não era o Chapolin Colorado que viria nos defender!!!

Alguns de NÓS, habitantes de Ponta Negra, resolvemos continuar girando a roda: veio o Movimento SOS Ponta Negra, a questão dos prédios ao lado do Morro do careca, as emendas ao Plano Diretor de Natal (Plano Setorial e Área de Interesse Social), o muro na Via Costeira, o Parque em Capim Macio, os questionamentos sobre emissário submarino, poluição nas praias, saneamento básico e adensamento demográfico, trânsito, falta de áreas públicas de lazer...

Tudo isso atrelado ao aumento da violência urbana, do turismo sexual, da prostituição infantil, do tráfico e consumo de drogas como o crack, degradação ambiental, mais trânsito e mais violência: o tempo está passando e as coisas estão piorando? Como assim? Com toda essa tecnologia, tempos de alta produtividade, homens e mulheres no espaço, carro elétrico e alface orgânica estamos andando para trás quando o assunto é convivência uns com os outros?

Tantos 'porquês' e poucas respostas satisfatórias?

Dessa inquietação surge o grupo Filhos de Ponta, um braço da comunidade dentro do programa de segurança pública comunitária que está sendo construído junto com o Gabinete de Gestão Integrada - GGI. Ligado à Secretaria Estadual de Segurança Pública, o GGI reúne instituições sólidas e de grande influência no bem estar público como Forças Armadas, Polícia, Justiça e Receita Federal, Polícias Civil e Militar, Defesa Social do Município, entre outras, e abre espaço para organizações religiosas, associações comunitárias e instituições de ensino como UFRN.

Pois bem, a Vila de Ponta Negra topou, NÓS topamos com o GGI e agora temos a oportunidade de materializar um projeto que possa abarcar todas as vertentes que precisam ser trabalhadas: educação, cultura, lazer, esporte, qualificação profissional, auxílio para recuperação de dependentes químicos, e outras ações que valorizam o SER humano, fortalecem a auto-estima e a identidade cultural. E o melhor, há recursos para tudo isso acontecer de verdade, basta uma boa proposta, como a criação de um Programa de Segurança Pública Comunitária economicamente viável, integrado com a comunidade e com apoio do poder público (Municipal e Estadual).

Um projeto piloto que pode muito bem se transformar em referência nacional...

Só uma ação (contínua) estruturada e estruturante, com força para iniciar a transformação social que precisamos, pode assegurar a possibilidade dessa nova realidade. Queremos comprovar que John Lennon estava errado: o sonho não acabou para quem está acordado!!

Bom, se você leu esta mensagem até aqui, é porque está realmente interessado/a, portanto sinta-se convidado para participar desse momento histórico: iremos apresentar à sociedade natalense nossas intenções para melhorar o coração e as artérias do bairro-praia cartão postal da cidade, e debater o Programa durante Audiência Pública na Câmara Municipal de Natal.

A Audiência, que acontecerá dia 9 de novembro, às 15h, na CMN, foi proposta pelo mandato popular do vereador George Câmara.

Curioso/a com o desafio lançado pelos Filhos e Filhas de Ponta???

>>>>> tome a pílula vermelha e entre em contato pela rede-web... vamos criar uma rede-real!

abraços

Yuno, bem acordado

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.