Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Internautas apontam buracos em Natal

Tribuna do Norte - 31 de março de 2011

Os natalenses estão dispostos a denunciar os problemas de má conservação das vias públicas da cidade. O espaço disponibilizado pelo portal TN Online para a divulgação dos buracos em Natal já publicou, em 12 dias, a localização de 135 pontos críticos espalhados por todas as regiões da cidade. Além das falhas nas vias, os internautas também estão enviando localidades onde sequer há calçamento e é praticamente impossível que carros trafeguem. A ferramenta também será usada pelo Poder Público como auxílio para a solução dos problemas.

Desde o dia 18 de março, o portal TN Online está recebendo fotos e informações sobre os buracos nas ruas de Natal. Os internautas informam a localização com pontos de referência e fotos das vias, que são cadastradas e disponibilizadas para que todos possam observar a data em que os buracos foram mapeados pelo site. Até o momento, o portal não recebeu a informação de que algum dos 135 buracos já cadastrados foi tapado ou que alguma via com problemas tenha sido calçada. No entanto, os órgãos que recuperam as ruas da cidade poderão usar a ferramenta para identificar onde estão os problemas.

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) é responsável para solucionar alguns dos problemas de buracos na cidade. As obras de reparos feitas pela companhia, em alguns casos, danificam as vias e, por isso, é a própria Caern que fica responsável pelo reparo. A política da companhia é disponibilizar aos clientes a possibilidade de que eles mesmos repassem as informações acerca dos buracos através do 0800-084-0195, que é o telefone disponibilizado para que os clientes informem sobre os problemas e dêem a localização exata dos pontos danificados. Além disso, a companhia, através da assessoria de imprensa, informou que já ocorrem ações rotineiras de reparos das ruas, motivadas tanto por denúncias da população, quanto por observação dos próprios técnicos da companhia no dia a dia. No entanto, a Caern confirmou mapeamento do portal TN Online também poderá colaborar para a identificação dos buracos que são de responsabilidade da companhia e, assim, procederão os consertos.

A Secretaria de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi), que é a responsável por consertar os buracos e calçar as ruas de Natal, disse em matéria publicada na TRIBUNA DO NORTE em 18 de março, que está encaminhando o processo licitatório para a escolha da empresa que será responsável pelo Programa de Recuperação de Vias (PRV), mais conhecido como “operação tapa-buraco”. O secretário da Semopi, Dâmocles Trinta, informou que a pasta estava realizando o levantamento sobre as ruas que precisam de reparos. Ontem, ninguém da Semopi foi encontrado para dar uma parcial sobre o processo.

Participe

Para que os internautas enviem a foto e localização dos buracos para o mapeamento do portal TN Online, basta acessar o http://tribunadonorte.com.br/buracos/colabore/, carregar a foto e informar a rua e pontos de referência para que o buraco seja marcado. Na parte superior da página do TN Online, os internautas podem também acessar o link onde estão disponibilizados os buracos já mapeados.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.