Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

EXPOSIÇÃO SEMENTES DA MUDANÇA na UnP Ponta Negra

Exposição aberta a visitação de 8 a 25 de maio, das 8h às 21h30, de segunda a sábado.

Por meio de 30 painéis, a exposição apresenta: a situação mundial do meio ambiente; os conceitos de sustentabilidade; a Carta da Terra; a educação ambiental transformadora; propostas elaboradas pelo Dr. Daisaku Ikeda para as questões ambientais; apresentação de iniciativas locais, como as de Wangari Maathai que visa coibir o desmatamento em seu país, o Quênia; as de Rajendra Singh que construiu um johad (pequeno açude) para armazenar a água da chuva, no Rajastão, Índia, assolado pela seca; e as de Elizabeth Ramirez que ajudou a abrir centros educacionais nas comunidades rurais da Costa Rica, para a proteção ambiental e promoção do desenvolvimento da mulher.

A Exposição conta ainda com uma ala brasileira, a extensão "AMBIÊNCIAS URBANAS: SUJEITOS E AMBIENTES EM CONSTANTE TRANSFORMAÇÃO", composta pela apresentação dos seguintes temas:
  • 1) apropriação do território brasileiro;
  • 2) modelo de desenvolvimento;
  • 3) formação do povo;
  • 4) relação entre a convivência de todos os seres vivos e o equilíbrio promovendo uma "nova revolução" dessa relação.
Durante a Exposição será exibido também o documentário "UMA REVOLUÇÃO SILENCIOSA", projeto em conjunto da SOKA GAKKAI INTERNACIONAL (SGI), UNEP (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), UNDP (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) e CONSELHO DA TERRA. O documentário e os painéis da exposição foram incorporados no currículo educacional de 80% das escolas do Canadá, dentro do programa "Criando a Paz: Empreendendo Ações".

Durante a Exposição será realizada também uma oficina de atividades denominada "TRILHA DA VIDA", cujo objetivo é o de conscientizar crianças e adultos sobre o meio ambiente e os problemas ambientais. Ao percorrer a trilha com os olhos vendados e pés descalços, os participantes adquirem a experiência cognitiva de perceber o meio ambiente através dos sentidos do tato, audição, olfato e paladar. A experiência visa despertar valores e interesses e motivar as pessoas a participar da proteção do meio ambiente e da melhoria da qualidade de vida.

1 comentários:

Rafael Akio disse...

Exposição belissima!! Vale a pena conferir! Poucas iniciativas culturais deste molde na nossa capital... Parabéns associação brasil sgi!!

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.