Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.: Enquanto isso na Paraíba...


Transcrição de mensagem recebida no fórum Umas & Outras, criado pela escritora Clotilde Tavares. O ponto 'X' de toda a questão dessas ocupações 'ilegais' está sintetizadas nas 14 primeiras palavras da mensagem (contando com artigos, pronomes e preposições).

Como assim estamos sempre lutando de novo?! brigando novamente! exigindo mais uma vez!! Esse é um assunto municipal e somos nós que podemos fazer alguma coisa. Que nós nordestinos deixemos de ser besta pois se estão querendo nossa terra é por que é de OURO!!

Segue mensagem:

"Amigos e amigas,

estamos novamente na luta pela preservação da paisagem do Cabo Branco, o maior monumento natural do Estado, ameaçado pela construção de uma edificação de 134 metros de extensão em sua base. A cidade e o cabo contam somente com a colaboração das almas mais sensíveis em sua defesa, já que os segmentos políticos e econômicos curvam-se diante de interesses pessoais e imediatos Repasse .repasse essa mensagem e compareça nessa manifestação de amor pela nossa cidade e sua mais bela paisagem.

Diante da ameaça iminente da descaracterização e degradação daquela paisagem notável com a construção de um paredão de 134 metros de comprimento por 12,90m de altura (correspondente a dois terços da altura da falésia naquele ponto), prática que consideramos crime ambiental, a APAN - Associação Paraibana de Amigos da Natureza, a FONGAP - Federação das ONG's ambientalistas da Paraíba, além de outras entidades, ambientalistas e cidadãos preocupados com a degradação do CABO BRANCO - PATRIMÔNIO NATURAL DE TODOS considerando essa nova investida:

CONVOCAM TODOS OS CIDADÃOS DE JOÃO PESSOA, ENTIDADES AMBIENTALISTAS, JOVENS, IDOSOS, PROFISSIONAIS, MÚSICOS, CANTADORES E TOCADORES DE INSTRUMENTOS E DEMAIS PESSOAS A MANIFESTAR SEU REPÚDIO A ESSE CRIME AMBIENTAL NO ATO PÚBLICO EM DEFESA DA PRESERVAÇÃO DA PAISAGEM DA PRAIA DO CABO BRANCO, PARAÍBA, BRASIL.

Local: PRAÇA IEMANJÁ, final da praia do Cabo Branco
Dia: DOMINGO, DIA 24 SETEMBRO
Horário: a partir das 9h30

As futuras gerações agradecem!

Ligia Tavares
Rua Alice de Almeida 94 - 601/B
Cabo Branco PB 58045-320
(83)3226-1038
(83)8837-7303

#####

O Cabo Branco, patrimônio natural de toda a Paraíba e do Brasil, de acordo com a Constituição Federal, Estadual, Plano Diretor e outras leis, é considerado por todos como um patrimônio paisagístico de extrema beleza e singularidade, sendo considerado pelos paraibanos como um ícone dessa terra, ainda mais por guardar junto com a Ponta do Seixas a condição de Ponto mais Oriental das Américas.

Além disso, o Cabo Branco é protegido pela Constituição Federal, pela Constituição Estadual da Paraíba, pelo Plano Diretor de João Pessoa, pelo Código Municipal de Meio Ambiente e pelo Código Florestal, sendo tombado pelo IPHAEP - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba, estando ainda em processo de tombamento nacional pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

No Entanto, o grupo Imperial Construções Ltda agindo de forma sorrateira, mais uma vez, recomeçou em pleno feriado do dia 7 de setembro de 2006 as obras de construção civil anteriormente embargadas do Hotel Marina's Cabo Branco Flat, localizado na Praia do Cabo Branco, junto à subida para o farol. Embasado em uma decisão judicial, que está sendo contestada pelos meios legais, e que só começou a ter valor no dia 13/09, o grupo conseguiu revalidar uma Licença Ambiental de 2004, que havia sido cancelada pelo COMAM - Conselho Municipal de Meio Ambiente, em 2005, por estar seivada de ilegalidades e irregularidades gritantes, conforme ficou demonstrado no curso do Processo de Licenciamento Ambiental.

Foto: Ponta do Cabo Branco // Site do Governo do Estado da Paraíba

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.