Ocupação do Morro do Careca pauta blogs
A difusão dos blogs (diários eletrônicos) na Internet cada vez mais descentraliza e democratiza a informação, proporcionando que qualquer pessoa se torne difusor de notícias e não apenas na condição passiva de receptor. Foi o que aconteceu, por exemplo, com o blog Catarro Verde, em 2001, quando comunicou que o senador Antônio Carlos Magalhães plagiou um discurso de Afonso Arinos ao renunciar ao senado.
A mesma coisa aconteceu com o blog S.O.S Ponta Negra, que revelou a construção dos prédios próximos ao Morro do Careca. Idealizado pelo jornalista Yuno Silva, o diário eletrônico praticamente pautou os veículos de comunicação de Natal e no sábado a notícia foi manchete em três jornais, alé de ter uma chamada de capa em um quarto periódico. Para ganhar as TV’s, foi um pulo.
O S.O.S Ponta Negra foi lançado com a publicação de fotos da década de 30 e 40 do século passado, com o Morro do Careca ao fundo praticamente coberto pela vegetação. Na seqüência ele mostra imagens atuais da ocupação da praia e culmina com a denúncia dos espaços que estão projetados para serem construídos os prédios.
Apesar do tom panfletário, o blog aponta para o problema gerado pela falta de discussão do Plano Diretor da cidade e como o empresariado está se aproveitando de uma lei antiga. No caso, a rua José Bragança serve de limite entre os prédios que têm e os que não têm limitação de altura, ou seja, os que estão fora da Zona Especial de Interesse Turístico (ZET1).
‘‘Eu imaginei que se não tomasse alguma atitude estaria dando um tiro no pé’’, diz Yuno. Ele afirma que o movimento começou a ganhar força no começo de setembro, quando ficou impressionado com a quantidade de anúncios de vendas de imóveis, todos já com mapas numa revista. ‘‘Fui conferir in loco e já tinham alguns prédios sendo construídos, quando pensei que tinha a responsabilidade de fazer alguma coisa. Caso contrário, o peso da omissão poderia reverberar no futuro cada vez que eu visse um prédio desses’’, revela Yuno.
Yuno está organizando campanhas-relâmpago para conscientizar a população, ou como ele mesmo diz, campanhas ‘greenpeaceanas’. ‘‘A campanha foi batizada de ‘Eu não sou palhaço’ e não podemos dar maiores detalhes porque o fator surpresa é importante para gerar um impacto favorável’’, comentou o jornalista.
Para acessar o S.O.S. Ponta Negra, acesse www.sospontanegra.blogspot.com
1 comentários:
Parabéns pelo espaço, pela iniciativa e pela atitude!
tilson madruga
http://cidadaniapotiguar.blogspot.com
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.