Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[13 de julho] Calçadão de Ponta Negra destruído será interditado para o passeio de pedestres

Tribuna do Norte - 13 de Julho de 2012

O calçadão de Ponta Negra, que está com vários trechos, destruído por conta da força das mares altas deste ano, será interditado a partir deste sábado (14), para o acesso de pedestres. A informação dada na tarde desta quinta-feira (12), pelo secretário municipal de Serviços Urbanos (Semsur), Luís Antônio de Albuquerque, que fez uma vistoria técnica com representantes de diversos outros órgãos do executivo municipal, responsáveis por viabilizar uma solução para destruição do calçadão do de Ponta Negra, principal cartão postal da capital potiguar. A extensão dos danos causados no local chegam a cerca de 300 metros.

Alberto LeandroA Prefeitura deu início à recuperação de 180 metros do calçadãoA Prefeitura deu início à recuperação de 180 metros do calçadão
"Vamos interditar o calçadão, até para evitar acidentes com alguma pessoa e por tempo indeterminado", disse o titular da Semsur. Ele informou também que está estudando a relocação dos quiosques que estão dentro da área destruída a ser interditada. Outros quiosques já foram relocados, assim como também postes de iluminação. "Nestes pontos estamos reforçando a iluminação com a colocação de luminárias", disse Luis Antônio.

Uma equipe da Defesa Civil Municipal também acompanhou a visita de vistoria. "Desde março, quando as primeiras marés atingiram o calçadão, ocorrendo as primeiras destruições, começamos a fazer o obstrução da área com telas de proteção. A previsão é de que dentro de seis dias e também no mês de agosto, ocorram novas marés fortes, podendo provocar ainda mais danos ao calçadão", disse o coordenador da Defesa Civil de Natal, Irimar Matos.

Os primeiros trechos do calçadão destruídos pelas força da maré, num total de 180 metros, já estão sendo recuperados pela Prefeitura do Natal, num trabalho executado pela Vecom, num trecho de 180 metros. Nesta obra estão sendo investidos R$ 480 mil. Para recuperar toda a área destruída do calçadão, Luis Antônio informou que seriam necessários recursos de aproximadamente R$ 1,8 milhão.

Recursos

A prefeita do Natal, Micarla de Sousa, vijou nesta quinta (12), para Brasília, onde permanece até a sexta-feira (13), em busca dos recursos para solucionar o problema. A chefe do executivo municipal tem audiências no Gabinete Civil da Presidência da República, onde apresentará um relatório completo da situação do calçadão de Ponta Negra e esperar obter a liberação da verba necessária para a recuperação da área destruída.

O diretor Administrativo e Financeiro da Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana), Márcio Ataliba, que também acompanhou a visita, informou que a partir da próxima segunda-feira (12), uma equipe de 40 garis estará em Ponta Negra para retirada de entulhos que se espalharam com a força da água.

Para dar apoio a este trabalho da Urbana, duas máquinas da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi) e da Secretária Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), farão a retirada de entulhos maiores que foram levados pela água para praticamente dentro do mar.

Também participaram da vistoria técnica representantes da Semurb, Gabinete Civil e Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde).

* Fonte: Prefeitura do Natal

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.