Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

RN já notificou mais de 20 mil casos de dengue em 2012

Tribuna do Norte - 6 de Julho de 2012

Rodrigo SenaNúmeros da dengue são preocupantes no Rio Grande do NorteNúmeros da dengue são preocupantes no Rio Grande do Norte
A Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica (SUVIGE) da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) apresentou os novos números da dengue no Estado. Até a Semana Epidemiológica 26, que corresponde ao período de 24 a 30 de junho de 2012, o Rio Grande do Norte acumula o registro de 21.378 casos notificados da doença.

Em relação ao registro de óbitos suspeitos de terem sido causados pela doença, até o momento 36 óbitos foram notificados como suspeitos, sendo que destes, seis foram confirmados, oito foram descartados e 22 estão com diagnóstico pendente. O Rio Grande do Norte possui 83 municípios com incidência alta da doença, outros 40 registraram incidência média e 38 possuem incidência considerada baixa.

A coordenadora do Programa Estadual de Controle da Dengue, Kristiane Fialho, ressalta que a dengue é uma doença 100% evitável e a eliminação dos criadouros do Aedes aegypti é a única maneira de evitá-la. "Neste período chuvoso devemos intensificar os cuidados com a manutenção e limpeza de quintais, principalmente com calhas e locais de armazenamento do lixo". Os criadouros do mosquito têm sido encontrados principalmente nas residências, em ralos, vasos sanitários, jarros etc.

A coordenadora reforça ainda que a população deve procurar os serviços de saúde logo aos primeiros sintomas. "As pessoas devem evitar a auto-medicação e procurar os serviços de saúde para que os casos possam ser devidamente tratados e notificados".

O Rio Grande do Norte já tem registro da circulação dos quatro sorotipos da Dengue, embora no ano de 2012 todos os casos confirmados apontam para a contaminação pelo vírus do tipo 4.

* Fonte: Sesap/RN.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.