Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Diário de Natal :: SEU COMPUTADOR USADO NÃO É LIXO || RECICLE!!

Sabe aquele computador, monitor, teclado ou mouse velho, da sua residência ou escritório, que foi substituído por outro de melhor tecnologia? Você já parou para pensar onde ele foi parar?

Se não, fique sabendo que números de pesquisas realizadas pelo Comitê para Redemocratização da Informática (CDI), que conta com uma sede em Natal, dão conta de que somente nos Estados Unidos cerca de 940 milhões de computadores são jogados no lixo por ano, formando verdadeiros cemitérios de equipamentos eletrônicos ainda sem destino ou meio de reciclagem de seus componentes economicamente viável.


Apesar de não haver dados conclusivos da realidade no Rio Grande do Norte, em Natal já começam movimentos para dar um destino útil a esse lixo, evitando a contaminação do meio ambiente e promovendo a inclusão digital em comunidades carentes.

Um desses movimentos é dirigido pela sede local do CDI, que funciona na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e é presidido pelo professor Wattson Saens Perales, mestre em Engenharia de Produção. O comitê recolhe computadores e periféricos velhos que estejam funcionando ou com pequenos defeitos, ou ainda CPU’s cujos componentes possam ser aproveitados na montagem de novas máquinas.

O computadores são reaproveitados e doados para centros de inclusão digital localizados na periferia de Natal. ‘‘Hoje, no Brasil, 80% da classe A tem acesso à internet. Juntando as classes D e E, esse número é de apenas 2,8%’’, informou o professor.

O CDI conta com a ajuda voluntária de técnicos da empresa INFOSOFT, que gratuitamente consertam os pequenos defeitos das máquinas doadas para o uso em centros de inclusão. Além disso, recolhe doações de empresas ou pessoas físicas que queiram destinar equipamentos em bom estado para este fim.

A questão do acúmulo de lixo eletrônico e a inclusão digital foram debatidos ontem na Universidade Federal do Rio Grande do Norte dentro da programação do Eco Sábado, evento promovido pela Divisão do Meio Ambiente da Superintendência de Infra-Estrutura do Campus. O evento ocorre nos últimos sábados de cada mês, e visa disseminar a conscientização ambiental, estimular o desenvolvimento de atividades não poluidoras e promover o consumo responsável.

SERVIÇO
Se você quiser doar um computador ou periférico em funcionamento ou com pequeno defeito, pode entrar em contato com o CDI
www.cdi-rn.org.br || contato@cdi-rn.org.br || (84) 3215-3239

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.