Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tribuna do Norte - 16/04/08 :: PRESÉPIO DE NATAL ESTÁ FECHADO DESDE A INAUGURAÇÃO

Foto: Elisa Elsie

PRESÉPIO - Obra do arquiteto Oscar Niemeyer está fechada desde que foi inaugurada no final de 2006

Placas de sinalização no trânsito da Capital indicam a direção do Monumento Presépio de Natal. Mas o que vem a ser esta obra? A edificação pintada de branco, emoldurada por um gramado bem cuidado, leva a assinatura do renomado arquiteto Oscar Niemeyer e está situada na avenida Prudente de Morais, ao lado do ginásio de Candelária.

Entregue provisoriamente ao Estado em dezembro de 2006, o monumento até agora não representa nada de concreto para a vida cultural da cidade. Na época da inauguração, o secretário de Infra-estrutura Adalberto Pessoa se recusou receber a obra porque havia sérios problemas estruturais na escada.

Desde então, a M&K Construtora, empresa responsável pela execução do projeto, mantém a obra sob seus cuidados. A construtora nega que tenha havido irregularidades e garante que tudo sempre esteve sob controle. Segundo um diretor que prefere se manter no anonimato está faltando apenas o governo definir qual secretaria vai ser responsável pelo gerenciamento do monumento.

O secretário Adalberto explicou que o monumento ficará a cargo da Infra-estrutura. “O projeto não foi feito de acordo com a legislação da acessibilidade. Estamos no processo de licitação para que a obra seja devidamente adaptada”, esclareceu. Quanto a prazos, ele não quis determinar nenhuma data para o Estado finalmente tomar posse da ‘praça’, porque os prazos para licitação são demorados.

Se não forem tomadas as providências necessárias para a obra ser entregue à sociedade, a edificação corre sério risco de ser mais um elefante branco que onerou despesa aos cofres públicos, tal qual aconteceu ao papódromo (espécie de anfiteatro construído para abrigar homenagens ao Papa João Paulo II, em visita a Natal no ano de 1991, mas que pouco serviu à vida cultural natalense).

Desde que foi anunciada a conclusão da obra, o monumento foi utilizado apenas uma vez, em dezembro de 2006, para abrigar evento promovido pela governadora Wilma de Faria.

O problema é que até agora a obra está mantida sob esse impasse. Moradores da vizinhança temem que o local seja ambiente propício para a proliferação do mosquito da dengue e pedem providências. A reportagem da TN visitou o local e constatou que o monumento é ainda uma fantasia, como se fosse algo que não existisse.

Uma placa afixada demonstra que o monumento Presépio de Natal foi uma sugestão feita por membros da Academia Norte-rio-grandense de Letras, acatada pelo governo estadual. A placa indicando inauguração da obra, em dezembro de 2006, é incoerente com a situação do monumento.

O secretário Adalberto Pessoa informou que o Estado desembolsou até agora R$ 1 milhão e 28 mil para a construção do monumento e frisou que o projeto de Oscar Niemeyer foi doado. “O ‘Presépio’ é uma praça de contemplação à beleza, é uma obra assinada por um dos mais renomados arquitetos do mundo e localizada em pleno cento da cidade. É para a população se deleitar com a beleza da arte de Dorian Gray Caldas, representando o nascimento de Jesus”.

É uma pena que um local tão bonito, que poderia servir a um público sedento por arte e cultura, esteja inoperante. De acordo com as informações do secretário, o local é fundamental para contemplação e deverá abrigar eventos culturais de pequeno porte. Os boxes existentes na lateral foram projetados para dar suporte a essas atividades.

Felizmente, a presença de vigilantes, contratados pela M & K Construtora, resguardam o local da presença inoportuna de vândalos. Quando o Estado assumir a obra, também haverá vigilância 24h.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.