Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Diário de Natal :: ATENDIMENTO NO DISQUE DENGUE É CONFUSO || LIGUE 0800 281 4031

O poder público tem conclamado a população a participar ativamente do combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue. Entretanto, quem tenta denunciar possíveis focos do mosquito se depara com diversos obstáculos que, por muitas vezes, faz com que as pessoas desistam.

A reportagem do Diário de Natal procurou saber de que forma poderia fazer tal denúncia, em um dos serviços de informação mais utilizados do estado, e teve acesso a dois diferentes números de telefones. Um deles (3232 8175) permaneceu ocupado por três dias, no outro (0800 281 1520) ouve-se a mensagem ‘‘o número discado não pode ser acessado por esta área geográfica’’.

Em seguida, foi conseguido um novo número (0800 281 4031) junto à Secretaria Estadual de Saúde Pública, através do qual a reportagem obteve a informação de que apenas poderiam ser feitas denúncias referentes à Natal e foi informado um novo número (3232 2557). Este deveria servir aos moradores das demais cidades dos estado, mas também encontra-se permanentemente ocupado.

A reportagem questionou o secretário estadual de saúde, Adelmaro Cavalcanti, quanto à ineficiência do serviço. O secretário demonstrou estar surpreso com a situação e garantiu solucionar rapidamente o problema.

Casos como o da lavadeira Maria Francisca do Nascimento estão se tornando cada vez mais frequentes. Francisca contou ter ficado bastante aflita ao saber que seu filho havia contraído a forma hemorrágica do dengue, há cerca de um mês, por ter medo de que se repetisse o que ocorreu com seu marido, José Antônio da Silva. ‘‘Só lembrava que o pai dele tinha morrido com dengue e pensava que podia perder meu filho’’, disse.

DISK DENGUE DISPONIBILIZADO PELO PODER PÚBLICO

>>> 0800 281 4031

32 comentários:

Anônimo disse...

boa noite, este site grande importançia , onde podemos expressar, nossas ideias e tambem falar de nossos problemas, realmente O DISK DENGUE´´ eh confuso, ja fiz denuncia de focos de dengue no bairro e nada foi feito, por isso tantas pessoas com dengue, moro em neopolis, soh temos lixo e sujeira por todos os lados,e focos de dengue as praças de neopolis estao abandonadas, assim como as ruas e avenidas,, os canteiros da Br 101 eh so lixo, ha paradas de onibus CLANDESTINAS ´´ em frente aO COLEGIO POP´´ NA BR 101,PROXIMO A PASSARELA DE NEOPOLIS eh so lixo e focos de dengue,porfavor DISK DENGUE , faça sua parte,,O ANTIGO colegio LIDER vizinho AO COLEGIO POP,que agora eh uma galpao abandonado CHEIO DE LIXO E FOCOS DE dengue, PREFEITURA, DISK DENGUE, AGENTES DE SAUDE´´ FAÇAM ALGUMA COISA´´ A POPULAÇAO ESTA PEDIDO, ESTE EH NOSSO DIREITO, NAO PODEMOS FICAR CALADOS, DIANTE DESTA CALAMIDADE E EPIDEMIA DE DENGUE..DENGUE MATA, QUALQUER PESSOA.... ACREDITO NESSA DIVULGAÇAO ATRAVES DESTE SITE. MUITO OBRIGADO

Yuno Silva disse...

caro anônimo,

ou todos trabalhamos em prol do mesmo objetivo ou vamos continuar sofrendo as conseqüências do descaso. Eu mesmo já tive dengue em temporadas passadas e não gostei da experiência. Alguém aí quer ter uma criação de Aedes? Não! Então livre-se dos recipientes jogados que possam acumular água da chuva!!

Unknown disse...

Para ajudar no combate à dengue,plantem citronela(a essência de citronela-cymbopogom nardus, mata larvas e pupas em 3 horas, 1 colher (sopa) para 1 litro de água,( peço que façam a experiência!),manjericão,tagetes patula,usem seus derivados(desinfetantes,essências,óleos,velas,sabonetes),deixem viver as criaturinhas,os muitos predadores do aedes:aranhas mosquiteiras,lagartixas de parede,libélulas,pássaros insetívoros,peixes guppy nos reservatórios de água,sapos,além de telar caixas d água,eliminar possíveis criadouros, usem bacillus thuringiensis, aspirador de mosquito,armadilhas Adultrap prende a mosquita adulta(serão 450 ovos que deixam de criar!).Não usem veneno químico, faz mal á nossa saúde,o aedes já adquiriu resistência, mas, mata seus predadores, e assim a dengue prolifera livremente.Basta analisar:onde mais se investiu com inseticidas(Pan 2007) é onde mais aumentou casos de dengue. Os predadores são consumidores vorazes do aedes, tanto na água como em terra, muito mais eficientes que qualquer medida artificial. Pesquisem para comprovar! Perfume também espanta o mosquito.Passem nas partes descobertas. Colocar uma caneca de plástico com ½ de água e 2 gotas de essência de citronela, deixe perto da cama.O cheiro permanece até o dia seguinte e o mosquito não se aproxima.
"O uso sem critério do fumacê causa impactos ao meio ambiente, provocando mortes de insetos polinizadores, tais como, abelhas, vespas e borboletas, além dos predadores naturais que exercem a função de controladores das populações de vetores", afirmou.

Anônimo disse...

Minha residencia no conjunto nossa senhora da apresentação, conj pq dos coqueiros encontra-se impestado de mosquitos, diariamente estes sao exterminados manualmente e em pouco tempo voltao a aparecer, acredito q minha residencia ou alguma outra ao redor esteje com algum foco, telefonei para todos estes numeros ai anunciados, sem exito, ninguem atende, por favor algum órgão responsavel pela fiscalização se pronuncie !!!!. Grato
Carlos Elias
Conj. Pq dos Coqueiros
8704.1062
S.O.S

Anônimo disse...

Condominio Bosque das Palmeiras, Alameda dos Bosques, 680 - Parque do Jiqui está infestado de larvas do mosquito da dengue.

Unknown disse...

na rua engenheiro Carlos Alberto Liberato em nova cidade tem casas em contrucao com caixas d`agua todas aberta e tem muitas larvas e focos de dengue e varias pessoas com sintomas de dengue. pesse ajuda ao poder publico

Unknown disse...

na rua engenheiro Carlos Alberto Liberato em nova cidade tem casas em contrucao com caixas d`agua todas aberta e tem muitas larvas e focos de dengue e varias pessoas com sintomas de dengue. pesse ajuda ao poder publico

Lecinho silva disse...

possíveis focos de dengue na rua deputada maria do céu pereira fernandes no Riomar bairro pajuçara zona norte de natal.

Lecinho silva disse...

no riomar bairro pajuçara na zona norte de natal existem muitos terrenos baldios e neles muito lixo espalhado, e com essas chuvas os terrenos acabam se tornando moradias para o mosquito da dengue

Unknown disse...

tenho tentado ligar pra esse 08002814031 sem êxito, preciso urgentemente que uma providencia seja tomada, tenho um terreno do lado da minha casa cheio de foco, e o proprietário não ta nem ai, preciso da ajuda de alguém.moro na trav são francisco n.88 nova republica, pajuçara, essa travessa fica na av. pompeia próximo ao material de construção telha norte. 987907228

Unknown disse...

tenho tentado ligar pra esse 08002814031 sem êxito, preciso urgentemente que uma providencia seja tomada, tenho um terreno do lado da minha casa cheio de foco, e o proprietário não ta nem ai, preciso da ajuda de alguém.moro na trav são francisco n.88 nova republica, pajuçara, essa travessa fica na av. pompeia próximo ao material de construção telha norte. 987907228

Anônimo disse...

favor verificar a situação do depósito da empresa ARMAZEM PARÁ da Avenida Antônio Basílio, pois sou morador de uma das ruas por traz do citado depósito e há existência de diversos materiais de entulho aonde o mesmo não faz o devido descarte - COM CERTEZA DIVERGENTE DA LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO - uma vez que a diversos materiais espalhados e materiais de entulho. Esse depósito, é o que o acesso fica pela Antônio Basílio e Rua Alexandre Chaves Neto, o qual é fechado de acesso apenas aos funcionários... O que é de acesso aos clientes pela Avenida Nascimento de Castro, é limpo e organizado. Sobre o primeiro andar do imóvel é que dar para se ver esse depósito do alto. Inclusive realizei alguns registros fotográficos, porém não há como publicar aqui.

TAMBÉM SOLICITO QUE VEJAM A SITUAÇÃO DESSE 0800, POIS O MESMO SÓ DAR OCUPADO E O (84)3232-2557, SÓ FAZ CHAMA E NINGUÉM ATENDE. PEDIR AJUDA DA POPULAÇÃO É FÁCIL, DIFÍCIL É ATENDER QUANDO ESTÁ FAZ DE PRONTIDÃO O SOLICITADO.

Anônimo disse...

Estou tentando ligar e nem um número atende1 Sou moradora do bairro de Santos Reis e tenho 3 denuncias a fazer de 3 focos! O primeiro são dois no décimo setimo GAC, exército, Primeiro: Caminhão abandonado com a caçamba cheio de água de chuva, próximo ao posto de gasolina! Interno do quartel! Segunda! Próximo ao Rio Potengi, também dentro da área militar, primeiro imóvel, perto da seção de comunicação Social. Fossa aberta cheia de insetos! terceira fora do exército próxima a casa paroquial do bairro de Santos Reis na Rua: Praça Lindalva Taveira! 4 casas após a casa paroquial! Tendo uma lona cheia de água! Gostaríamos de tomarem providências urgentes, pois já TEM CASOS DE zICA!

Unknown disse...

Acabamos de ligar para esse número é só dar ocupado ja fizemos de tudo pra denunciar uma sucata de carro velho que te tem aqui de frente a minha casa e além de carros tem várias garrafas Pet por favor façam alguma coisa pois eu minha mãe e meu irmão já estamos sendo vítimas desse mosquito.

danielle disse...

Existe um terreno público por traz da Escola Monsenhor Lamdim no Soledade II que econtra-se com muitos focos. Embora a prefeitura faça a limpeza, a população continua a jogar entulhos. Acredito que a população deixa mais a desejar do que o poder público. Deveriamos ter um telefone pra denuncias eficiente, isso é fato. Mas grande parte da população não faz sua parte.

Férias de verão... maio! disse...

Descobriu-se uma fossa descoberta, e materiais de construção acumulando agua limpa, bem como caixas dágua descobertas na Candelária, residencial Bairro Latino. E o problema tende a piorar, tendo em vista os focos somados com os muitos moradores que foram diagnosticados com dengue e chikungunya.

Férias de verão... maio! disse...

Descobriu-se uma fossa descoberta, e materiais de construção acumulando agua limpa, bem como caixas dágua descobertas na Candelária, residencial Bairro Latino. E o problema tende a piorar, tendo em vista os focos somados com os muitos moradores que foram diagnosticados com dengue e chikungunya.

Silvestresmar disse...

Por favor, peço providências por parte dos órgãos competentes, em relação UM TERRENO BALDIO,localizado no bairro POTENGI,Rua: Caarapó, 134 - ZONA NORTE DE NATAL. Pois, o dono abandonou esse terreno a mais de 18 meses, e o terreno está tomado pelo mato.O que vem acarretando diversos problemas de saúde,como: foco do mosquito da dengue , Zica,Chikungunya e outros, bem como também, ainda está servindo de local para a reprodução de gabirús, escorpiões e outros tipos de insetos.

Anônimo disse...

Peço, encarecidamente, providências em relação a uma ÁREA VERDE no CONJUNTO PAJUÇARA I que fica entre as RUAS TERRA DE AREIA e ESCRITOR LIMA BARRETO, onde alguns moradores dessas ruas depositam seu lixo, isto está causando vários problemas a população, um deles é o criadouro do mosquito da dengue, além de moscas, roedores... Já reclamei várias vezes, mas os moradores dizem que é costume jogar lixo ali e que ninguém vai mudar isso. Visto que, de acordo com o Artigo 54 da Lei nº 9.605 é crime causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora. Acredito que seria interessante, além de fazer a limpeza do local, colocar uma placa informando que trata-se de crime.

Anônimo disse...

Boa tarde, senhores!
Tentei ligar para este telefone 08002814031, porém, não funciona. Então, após inúmeras tentativas desisti e, optei, por denunciar neste espaço.
Quero denunciar que na Travessa Tulipa, ao lado do número 26,no Bairro do Alecrim, ao lado do Mercado da Rua Presidente Sarmento, tem uma casa fechada há bastante tempo e, por isso, solicito àos senhores que tomem as medidas cabíveis, pois tal imóvel está colocando em risco a vida de varias pessoas que moram perto deste imóvel.
Obrigado e espero que os senhores vejam este problema e tomem medidas urgentes e cabíveis para resolver este problema que está prejudicando os vizinhos deste imóvel, inclusive, algumas pessoas tiveram problemas de dengue e Zica.

Anônimo disse...

Eu moro na Avenida Apucarana o- no Conj. Santarém. Está havendo muitos casos de dengue e zika. eu já encontrei muitos mosquitos Aedys em minha casa , mesmo tendo muitos cuidados com a minha casa e meu quintal. Porém, aqui próximo tem um terreno com um muro muito alto e os agentes de endemias, já vieram, mas não puderam entrar. O dono do terreno é o Sr. Milton e dona Elaine, dono do Supermercado Big Bom.

Antonio disse...

Sabem informar onde consigo comprar material tipo os que os agentes de endemias usam no combate contra à dengue ?

Anônimo disse...

Ola queria irforma que na travessa dos bravos no vale dourado nossa senhora da apresentação tem duas casas com varios focos do mosquito,tem gestante e crianca morando vizinho ja denunciamos mas nao apareceu ninguém ainda precisamos de providenciar rapida.

marcelo viaana disse...

Ola queria irforma que na rua sao pedro casa 460 b e 466 casa de pedra em lagoa nova tem duas casas com varios focos do mosquito,tem gestante e crianca morando vizinho ja denunciamos mas nao apareceu ninguém ainda precisamos de providenciar rapida.e nas tororos de frente acrisio freire, numero da casa 501 casa verde;

marcelo viaana disse...

meu marcelo viaana Ola queria irforma que na rua sao pedro casa 460 b e 466 casa de pedra em lagoa nova tem duas casas com varios focos do mosquito,tem gestante e crianca morando vizinho ja denunciamos mas nao apareceu ninguém ainda precisamos de providenciar rapida.e nas tororos de frente acrisio freire, numero da casa 501 casa verde;

marcelo viaana disse...

favor verificar a situação do depósito da empresa ARMAZEM PARÁ da Avenida Antônio Basílio, pois sou morador de uma das ruas por traz do citado depósito e há existência de diversos materiais de entulho aonde o mesmo não faz o devido descarte - COM CERTEZA DIVERGENTE DA LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO - uma vez que a diversos materiais espalhados e materiais de entulho. Esse depósito, é o que o acesso fica pela Antônio Basílio e Rua Alexandre Chaves Neto, o qual é fechado de acesso apenas aos funcionários... O que é de acesso aos clientes pela Avenida Nascimento de Castro, é limpo e organizado. Sobre o primeiro andar do imóvel é que dar para se ver esse depósito do alto. Inclusive realizei alguns registros fotográficos, porém não há como publicar aqui.na rua sao pedro n-460 B E CASA DE PEDRA 463 E AS TOROROS N-501 DE FRENTE THERRA MATER !VAMOS AGIR

marcelo viaana disse...

Obrigado e espero que os senhores vejam este problema e tomem medidas urgentes e cabíveis para resolver este problema que está prejudicando os vizinhos deste imóvel, inclusive, algumas pessoas tiveram problemas de dengue e Zica.

marcelo viaana disse...

Ola queria irforma que na rua sao pedro casa 460 b e 466 casa de pedra em lagoa nova tem duas casas com varios focos do mosquito,tem gestante e crianca morando vizinho ja denunciamos mas nao apareceu ninguém ainda precisamos de providenciar rapida.e nas tororos de frente acrisio freire, numero da casa 501 casa verde;

marcelo viaana disse...

favor verificar a situação do depósito da empresa ARMAZEM PARÁ da Avenida Antônio Basílio, pois sou morador de uma das ruas por traz do citado depósito e há existência de diversos materiais de entulho aonde o mesmo não faz o devido descarte - COM CERTEZA DIVERGENTE DA LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO - uma vez que a diversos materiais espalhados e materiais de entulho. Esse depósito, é o que o acesso fica pela Antônio Basílio e Rua Alexandre Chaves Neto, o qual é fechado de acesso apenas aos funcionários... O que é de acesso aos clientes pela Avenida Nascimento de Castro, é limpo e organizado. Sobre o primeiro andar do imóvel é que dar para se ver esse depósito do alto. Inclusive realizei alguns registros fotográficos, porém há como publicar aqui.na rua sao pedro n-460 B E CASA DE PEDRA 463 E AS TOROROS N-501 DE FRENTE THERRA MATER !VAMOS AGIR

Anônimo disse...

Por favor, alguém faça alguma coisa pela rua Itamar Maciel, próximo a Escola Clara Camarão. Estão descartando entulhos e lixos diversos em frente a minha casa. A rua não tem saneamento, já liguei pra URBANA (Coleta de entulhos), já faz mais de dois meses. por favor, é uma vergonha!!!

Anônimo disse...

Olá queria imformar que na rua ontoniel Menezes casa de número 457 , perto do portão da petrobras tem uma casa com foco de mosquito da dengue várias pessoas ja teve chigucunha e vevi fechada pós a moradora foi embora , porfavor vao dá um jeitoo������ não aquemtamos mas

Ilena Costa disse...

Eu ligo e. Não atende. Estou gestante e com muito medo que meu bebe seja prejudicado .

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.