Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Correio da Tarde - 20/03/08 :: DIA MUNDIAL DA ÁGUA || COMEMORAR O QUÊ?

Estado lança programa durante comemorações

Foto: Alberto Leandro

Vice-governador destaca importância da data para a maior conscientização

O Governo do Estado, através da Secretaria do Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, comemora o "Dia Mundial da Água" com uma programação que se estende entre os dias 25 e 27 de março. A abertura vai ocorrer às 16h na Estação de Tratamento de Esgoto do Baldo com o lançamento do Programa de Monitoramento das Águas do RN.

O evento contará com a presença da governadora Wilma de Faria e do secretário estadual e vice-governador Iberê Ferreira de Souza. A programação foi definida em parceria com o Instituto de Desenvolvimento do Meio Ambiente (Idema), Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn) e Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern).

>>> Está na hora dos políticos pararem com a preocupação de aparecerem em eventos. O POVO, NÓS, eleitores, queremos ver ação concreta para estancar o problema da constante e crescente contaminação das águas natalenses. Até quando tentar remediar? Melhor prevenir com educação.

Na ocasião do lançamento será assinado convênio para a concretização do programa de monitoramento. Realizado com o apoio técnico e científico da UFRN, UERN, UFERSA e Cefet, o projeto tem como objetivo desempenhar um levantamento sobre a situação atual das águas no Estado, através da análise de coletas de todos os recursos hídricos do Rio Grande do Norte.

A iniciativa também auxiliará na investigação do processo de contaminação do aqüífero da cidade de Natal. No local, o laboratório móvel do Igarn fará uma demonstração das análises.

Participantes da solenidade e autoridades visitarão ainda as obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Baldo, que vai proporcionar a melhoria na qualidade de vida de mais de 225 mil habitantes em 22 bairros de Natal. O investimento do Governo no local é da ordem de R$ 54,7 milhões e concretiza importante passo na realização do esgotamento sanitário da cidade.

No dia 26 haverá a implantação da segunda unidade do programa Água Doce no assentamento Ararau, no município de Santa Cruz. O encerramento das comemorações do "Dia Mundial da Água", no dia 27 de março, será marcado pelo seminário de participação social na gestão dos recursos hídricos, com o tema "O papel dos Comitês de Bacias Hidrográficas". O evento será realizado no Hotel Praiamar, a partir das 9h.

De acordo com o vice-governador, o dia será importante momento para que a sociedade e os meios de comunicação percebam a importância da discussão do tema como forma de conscientizá-los acerca da preservação do recurso natural. "O nosso objetivo é promover um debate sobre os recursos hídricos e apresentar à sociedade os projetos que têm sido desenvolvidos pelo Governo do Estado", explicou.

História

O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das nações Unidas (ONU), a, no dia 22 de março de 1992. A data é destinada à discussão sobre os diversos temas relacionados a este importante bem natural. O dia foi instituído com o objetivo principal de criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver a questão. Como a data este ano coincide com a Semana Santa, o Governo do Estado optou por retardar as comemorações, dando início à programação no dia 25.

Programação das comemorações do "Dia Mundial da Água":

. Dia 25/03: Lançamento do Programa de Monitoramento de Águas
Local: Estação de Tratamento de esgoto do Baldo.

. Dia 26/03: Implantação da segunda unidade do programa Água Doce no assentamento Ararau.
Local: Município de Santa Cruz.

. Dia 27/03: Seminário de participação social na gestão dos recursos hídricos, com o tema "O papel dos Comitês de Bacias Hidrográficas".

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.