Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Jornal de Hoje - 13/03/08 :: SÍLVIO BEZERRA [SINDUSCON-RN] TOMA POSSE COMO PRESIDENTE DA CÂMARA DE COMÉRCIO RN BRASIL-PORTUGAL

RN é o estado que mais capta recursos de Portugal para o Brasil

da Redação JH

Posse da diretoria acontece hoje às 19 horas, no hotel Pestana, com a presença do embaixador de Portugal no Brasil, Francisco Seixas

A proximidade geográfica entre o Rio Grande do Norte e Portugal torna também mais próximo o interesse dos lusitanos em investir em terras potiguares. Tanto é que toma posse hoje às 19 horas numa solenidade no hotel Pestana, na Via Costeira, a diretoria da primeira Câmara de Comércio do RN Brasil-Portugal.

De acordo com o cônsul português honorário do Estado, Francisco Lammy, a idéia da criação da Câmara de Comércio surgiu de conversas com o engenheiro e presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil no RN (Sinduscon-RN), Sílvio Bezerra que assume hoje como primeiro presidente da instituição recém-criada. A solenidade vai contar com a presença do embaixador português no Brasil, Francisco Seixas da Costa.

Francisco Lammy ressalta que todos os trâmites legais foram realizados durante o período de um ano para que a Câmara de Comércio do RN Brasil-Portugal fosse oficializada com o aval do Consulado de Portugal no Brasil, destacando que além dos investimentos de portugueses no país, é preciso também que se faça o levantamento dos investimentos de empresários potiguares em Portugal.

Segundo Lammy, hoje o RN é o estado que mais capta recursos de pessoas físicas de Portugal para o Brasil, até mais que São Paulo e Rio de Janeiro. Lammy lembra que só aqui no RN mais de 100 portugueses estão com negócios solidificados e que cerca de 20 grandes empreendimentos estão em estágio de desenvolvimento. "O potencial de crescimento é grande e, além da proximidade geográfica entre os dois países, a quantidade de vôos diretos de Portugal para o RN é grande, o que torna mais fácil a presença de portugueses aqui". Lammy, que reside no Brasil desde 1979, destaca que nem todos os portugueses residentes no RN estão cadastrados no consulado.

De acordo com Sílvio Bezerra, a entidade vai funcionar dentro da sede do Sinduscon-RN, lembrando que está sendo feito um levantamento do que existe atualmente de negócios entre o Estado e Portugal e como esses recursos estão sendo aplicados. Sílvio explica que não existe no momento uma informação oficial da quantidade de investimentos e de recursos, mas esse levantamento deve ser apresentado em breve.

Sílvio Bezerra destaca ainda que a entidade atuará como uma central de negócios ligando os dois países, realizando análises de mercado e investimentos e intermediando negociações. O empresário ressalta a produção de sal, camarão, frutas e doces exportados para a Europa.

Além de Sílvio Bezerra, tomam posse hoje João Dinarte Patriota (vice-presidente), Eduardo de Oliveira Patrício (presidente comercial) e o conselho fiscal formado por Fernando Fernandes, Orismar de Almeida e Amauri Alves da Fonseca Filho.

0 comentários:

Postar um comentário