Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Prefeitura de Natal - 19/03/08 :: SEMINÁRIO DISCUTE TRANSPORTE COLETIVO

O Seminário Sobre Mobilidade Urbana, Acessibilidade e Governo Eletrônico promovido pela Prefeitura do Natal, em parceria com a Universidade Federal e o Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia – Concite, prossegue nesta quarta-feira, no mini-auditório do Cefet. Ontem, 18, o palestrante foi o consultor da BHTRANS (MG), Marcelo Cintra que falou sobre alternativas de mobilidade urbana como ônibus, Veículos Leves Sobre Trilhos (VLT) e até mesmo as bicicletas como forma de frear a política de motorização das grandes cidades brasileiras.

Para Marcelo é preciso valorizar o transporte público como alternativa de deslocamento nos municípios, além de otimizar a qualidade do espaço urbano, dentro de um ambiental sustentável. Somente teremos um quadro favorável no futuro com a mudança cultural e institucional. O especialista disse que é preciso definir um conjunto de metas que vão desde a priorização do transporte coletivo, a restrição de acesso ao transporte individual, rodízio até a criação de um pedágio urbano.

Outro destaque deste primeiro dia de conferência foi a apresentação da secretária adjunta de Transporte e Trânsito Urbano, Lúcia Rejane Xavier que falou sobre as ações que a Prefeitura do Natal vem realizando para valorizar o transporte coletivo na cidade. Lúcia Rejane destacou a criação do Terminal de Integração do Conjunto Soledade, a criação das Estações de Transferência, a av. Bernardo Vieira, o Programa Pró-Transporte na região Norte, a Tarifa Social, além das obras de reestruturação do sistema viário da Ribeira.

“Esse conjunto de metas e ações tiveram o objetivo maior de valorizar o usuário do transporte coletivo”, destaca a secretária adjunta da STTU. O Seminário prossegue hoje, 19, com os temas: “Estratégias Públicas: Desafios”, com o consultor Fernando Lobo; Exemplos de Gestão de Campinas, com Amilton Costa Lamas, e “Ações do Governo Federal” com Everson Lopes de Aguiar do Ministério do Planejamento.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.