Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Prefeitura de Natal - 18/03/08 :: URBANA LIMPA GALERIAS DE NATAL

A Companhia de Serviços Urbanos de Natal – Urbana – está realizando a desobstrução de galerias nas ruas das quatro zonas administrativas de Natal. Com o início do inverno, é imprescindível que as tubulações de toda a cidade estejam limpas para que não haja alagamentos. Por este motivo, cerca de 40 pessoas estão retirando o material sólido de galerias, tubulações e lagoas para permitir o fluxo das águas da chuva.

O gerente de engenharia da companhia, Francisco Antônio Costa, explicou que existem duas maneiras de efetuar a limpeza. A desobstrução manual é feita em ruas de menor tráfico de carros, pois às vezes é preciso cortar o calçamento para limpar as galerias. Já nas ruas movimentadas, pra evitar transtornos à população, é utilizado o carro de hidrojateamento, mais rápido e prático, que desobstrui as tubulações com um jato forte, sugando toda a sujeira.

Segundo Francisco Costa, a Urbana realiza o trabalho preventivo de limpeza de galerias, tubulações e lagoas não só antes do inverno, mas durante todo o ano. Ele citou como exemplo a permanência de funcionários em algumas lagoas de Natal, como na da Cidade da Esperança, onde há limpeza constante para que problemas futuros sejam evitados. Francisco afirmou que a Urbana está preparada para o período de chuvas que se aproxima, pois, com o trabalho de prevenção, é possível deixar as galerias limpas para o inverno.

>>> Não adianta nada limpar a rede de galerias se as pessoas continuarem jogando lixo na rua, pela janela do carro, no terreno do vizinho... Se não cuidarmos bem do lixo [1] teremos enchentes e [2] dengue. Multiplique essa idéia: não jogue nem deixe que joguem o lixo de qualquer jeito em qualquer lugar, o mosquito e a enxurrada não distingue ninguém.

1 comentários:

Unknown disse...

Para ajudar no combate à dengue,plantem citronela,manjericão,tagetes patula,usem seus derivados,criem muitos predadores do aedes:aranhas mosquiteiras,lagartixas de parede,libélulas,pássaros insetívoros,peixes guppy,sapos,além de telar caixas dágua,eliminar possíveis criadouros, usem bacillus thuringiensis,armadilhas cata-larvas..
Para combater os sintomas da dengue, tome chá de cravo-de-defunto(tagetes patula):
l.Ferver 250ml de água;
2.Pegar 10 folhas de cravo-de-defunto,picar e colocar na água fervendo;
3.Apague o fogo e cubra com uma vasilha;
4.Deixar esfriar por uns 10 minutos;
5.Beber ainda quentinho, aos gole antes de dormir; 6.Se for necessário, repita novamente o chá de manhã e também à noite.
Melhor do que tomar muitos remédios e ficar com efeitos colaterais.
nobukunister@gmail.com
xbola

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.