Audiência alerta para problemas da água em Natal
TN Online
Foto: Emanuel Amaral
PERIGO - Audiência alerta para os altos índices de nitrato na água de Natal
O vereador Hermano Morais (PMDB), a promotora de defesa do Meio Ambiente Gilka da Mata e autoridades da área do meio ambiente debateram em uma audiência na Câmara dos Vereadores do Natal, hoje pela manhã, a situação da contaminação das água da Capital. A audiência, convocada pelo vereador, foi uma forma de lembrar as comemorações do Dia Mundial da Água. Ficou sugerida a elaboração de um documento apontando soluções para a questão da água, que será entregue à governadora Wilma de Faria, ao prefeito Carlos Eduardo Alves e ao presidente da Assembléia Legislativa, Robinson Faria.
De acordo com Hermano Morais, o objetivo da audiência foi a de alertar as autoridades relacionadas ao meio ambiente para a necessidade de preservação da água e tratamento de esgoto, devido ao crescente índice de contaminação dos aquíferos de Natal. A Organização Mundial de Saúde considera aceitável a existência de nitrato na água, em até 10mg por litro. No caso de alguns poços de Natal, o nitrato já alcança 20 mg por litro.
Segundo a promotora de defesa do Meio Ambiente, Gilka da Mata, dos 134 poços de bastecimento utilizados pela Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern), 69 estão contaminados com altos índices de nitrato e outros 37 já foram desativados pelo mesmo motivo. O Ministério Público realizou um estudo a respeito das condições dos poços de atendimento em Natal e orçou as soluções emergenciais em R$4 milhões e 300 mil.
0 comentários:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.