Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Planária com Sinduscon na Câmara dos Vereadores :: por Dimirson Holanda

Caros,

Pretendo tentar fazer uma síntese do que ocorreu hoje no plenário do Legislativo da CMN.

Como já é do conhecimento de todos, até a votação do Plano Diretor de Natal, as comissões especiais criadas para esse fim querem ouvir diversos segmentos da sociedade.

Hoje dia 21, às 9 horas participei pela primeira vez e pretendo participar de todas. Pelo que sabemos na anterior, o Professor Heitor foi nosso interlocutor e deve ter feito as colocações necessárias tendo em vista o domínio técnico que o mesmo possui.

A entidade convidada de hoje foi o SINDUSCON representado pelo seu Presidente o Senhor Sílvio Bezerra.

Minha ótica (Dimirson Holanda):

Toda a argumentação do Sílvio Bezerra é vazada em defesa unilateral do mercado imobiliário de Natal. Sua apresentação muito bem detalhada é comparativa em termos numéricos com parâmetros técnicos como COEFICIENTE DE APROVEITAMENTO, GABARITO, REMEMBRAMENTO e outros.

Sua defesa é sempre conflitante com que foi posto no PDN. Seus argumentos são de que o PDN engessa o mercado imobiliário dificultando sua expansão. Quer mais liberdade de gabarito, coeficiente de aproveitamento mais elevado enfim não aceita que o PDN tenha um norte mais voltado para a proteção ambiental. Critica a falta de segurança jurídica que os construtores estão encontrando para desenvolver seus negócios.

Enfim, na minha visão, a preocupação do SINDUSCON é voltada unicamente para os resultados financeiros em detrimento dos aspectos sociais e ambientais.

Todavia ele experimentou que a sociedade está despertando e alerta, e que não vai aceitar passivamente a transformação da nossa cidade, sem antes ouvir os segmentos da população.

Acredito que temos chance de vencer essa batalha se não nos omitirmos. FALAR DIANTE DELES NÃO É COISA TÃO DIFÍCIL ASSIM! ESSE GRUPO DE MORADORES QUE SE FORMOU A MEU VER TEM CAPACIDADE PARA DEBATER COM QUALIDADE E DETERMINAÇÃO.

AGORA! É NECESSÁRIA A PARTICIPAÇÃO, A MOBILIZAÇÃO.

TEMOS DE ACHAR O MEIO DE MOBILIZAR NOSSOS MORADORES.

Foi dado oportunidade a todos os presentes se manifestaram. Não poderia perder esta oportunidade e evidentemente me apresentei como representante da AMPA. Acredito ter defendido o essencial para nós moradores. Dei destaque ao espaço do bairro de Ponta Negra que compreende os dois conjuntos e toda a nossa preocupação diante da descaracterização por que passa os parques diante da desenfreada especulação imobiliária.

Observei que quando se falava em Ponta Negra tudo era apontado para a Vila, razão pela qual procurei evidenciar nossos parques residenciais conjunto Ponta Negra e Alagamar. Claro que estamos conscientes que a luta é em defesa do bairro de Ponta Negra como um todo, mas isso não nos impede de dar destaque aos problemas desses dois parques residenciais.

É de muita importância que tenhamos mais moradores presentes a essas reuniões que vão se prolongar até bem próximo a data da votação do PDN.

* Dimirson Holanda Cavalcante
Membro da Associação de Moradores de Ponta Negra

0 comentários:

Postar um comentário