Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Matéria TN 22/3 :: Idema lança estudo sobre área do Jiqui

Idema lança estudo sobre área do Jiqui

Foto: Emanuel Amaral

ÁGUA - No dia Mundial da Água, Idema lança estudo para criar área de proteção ao Rio Pitimbu

Uma série de eventos promovidos pelo poder público está programada para lembrar aos natalenses que hoje é o Dia Mundial da Água. O mais importante deles é o lançamento, a partir das 10h no Parque das Dunas, do estudo técnico da Parque Estadual do Jiqui, elaborado pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (Idema).

O Parque Estadual do Jiqui é vital para o sistema de abastecimento d´agua de Natal. Estão incluídas nela as principais fontes de abastecimento de água potável da capital (Lagoa do Jiqui e rios Pitimbu e Taborda). Como também abrange uma área de expansão urbana, submetida à intensa pressão de especuladores imobiliários (Nova Parnamirim), o Parque do Jiqui requer urgência no estabelecimento de mecanismos de proteção.

Localizado no município de Parnamirim, o Parque do Jiqui tem uma área de 395 hectares de proteção integral e 450 hectares de zona de amortecimento em seu entorno — tudo aprovado pelo Conselho Estadual de Meio Ambiente (CONEMA). Um dos objetivos é garantir a conservação da Lagoa do Jiqui e de parte do sistema de abastecimento da cidade de Natal; assegurar a preservação do trecho de Floresta Atlântica denominado Mata do Jiqui e que faz parte da fazenda da Emparn, além de garantir a conservação de trechos das várzeas e dos leitos dos rios Pitimbu e Taborda na área da Unidade de Conservação.

O Idema projeta que várias atividades, orientadas pelo Plano de Manejo, poderão ser exercidas na área: desenvolvimento de pesquisas científicas voltadas para a recuperação de áreas degradadas; promoção de atividades de educação e interpretação ambiental envolvendo a população do entorno e visitantes, alternativas de recreação e turismo ecologicamente orientados, como forma de aproximar a sociedade da natureza.

0 comentários:

Postar um comentário