Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Skatistas natalenses se unem para pedir espaço e mais respeito ao esporte amador

Ainda vistos com preconceito e certo desdém pela sociedade e pelo poder público, skatistas natalenses se uniram no último fim de semana (3 e 4 de março) para manifestação pacífica em prol da construção de uma pista pública de skate na cidade - as 'skateparks'.

Lançando mão da máxima "a união faz a força", mais de 150 amantes da prancha de rodinhas engrossaram o movimento que culminou em reunião com o Prefeito Carlos Eduardo na segunda dia 5. O pedido é muito simples: Natal precisa oferecer opções públicas de lazer à medida que se urbaniza.

A comitiva entregou uma proposta arquitetônica já formatada da pista. O mais interessante é que o encontro não deixa de ser uma luta coletiva:

1. pais e mães de jovens skatistas ficarão bem mais tranqüilos sabendo que o filho/a está em um local específico para a prática do esporte (sem o perigo de trânsito, por exemplo);

2. a vizinhança não precisa criar barraco alegando baderna/aglomeração (fato ocorrido no domingo, 4, que envolveu até a força policial);

3. o bairro ganha, a sociedade ganha, a quina das calçadas ganham, empresários do ramo imobiliário que estão construindo na vizinhança ganham (ou eles acham que nos prédios não vão vir morar pais que tem filhos skatistas?) ... ou seja, é só vantagem!!!

Natal precisa prestar mais atenção nos espaços públicos: queremos praças arborizadas pra ardarmos protegidos do Sol que torra a cuca, e não apenas calçadões com canteiros lindos pra turista ver passando de carro.

Valorizar o esporte amador é investir no futuro dessa galera aí da foto, que não faz questão da pista ser construída em Ponta Negra ou Candelária (locais apontados como ideais pelos próprios atletas) — eles querem é que seja construída com esmero. E porque não ter duas ou mais skateparks??

Se Mossoró e Ceará Mirim tem sua pista de skate, porque a capital do Estado ainda não tem??
O Movimento SOS Ponta Negra endossa a luta e acredita piamente na necessidade da construção de tal equipamento.

A moradora Elen Corujinha ( centro da foto, de preto), que deu todo suporte ao evento/movimento, também merece todo nosso apoio nessa hora — a skatepark improvisada de Ponta Negra fica em frente a casa dela.

>>> leia as matérias publicadas pelo jornalista e skatista Alex Kidd (Alessandro Amaral) em sites especializados Brasil afora:

# www.qix.com.br/temp/pags/noticia03.asp?p_noticia=6501
# www.myllys.com.br/index.php?pg=noticia.php&id=251
# www.apsrn.com.br/news%2015.htm
# www.maha.com.br/skatenews.php?id=1914
# www.sktonline.ig.com.br/news/07_03_07_natal.shtml
.

0 comentários:

Postar um comentário