Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Carta aos Silvas que moram longe

oi família,

aqui em Natal a coisa tá pegando fogo: o maior cartão postal da cidade, o Morro do Careca na praia de Ponta Negra, não está protegido pelo Plano Diretor que está vencido.

Em dezembro próximo entra em vigor a nova lei que NÃO permite construções com mais de 7,5 metros (uns 2,5 andares) no bairro onde moro desde que cheguei aqui! Vendo aquilo estampado em uma revista local de imóveis (anúncios de futuros prédios ao lado do Morro do Careca!!) e ninguém estava sabendo de nada!!! Apês com 56 m2 e 1 quarto e 15 andares. Escritórios na Espanha e na Itália. Cinco torres de uma vez. Por enquanto escondidas entre coqueiros (já raros de perto).

O bairro, que alguns de vcs conhecem in loco, é vizinho do cartão postal e uma antiga vila de pescadores. Eram casinhas de taipa e ruas estreitas de terra há menos de 10 anos. O lugar cresceu, as ruas são as mesmas (ou seja, não temos calçadas), agora temos algumas ruas asfaltadas (tb sem calçadas), carros em alta velocidade e crianças andando de skate e bicicleta (uma combinação explosiva) pra lá e pra cá. O sistema de esgoto foi mal planejado e está saturado, temos problemas de prostituição na praia com estrangeiros (Natal foi chamada por um jornal espanhol semana passada de 'europrostíbulo').

Sem falar que não temos mais que duas praças (só uma com árvores e nesse Sol) mais ou menos equipadas nem descidas públicas descentes. Na área pertos dos 5 prédios planejados inicialmente para a região só temos UMA com 1,5 metro de largura cercada por muros de 3 metros e sem iluminação adequada .. vira banheiro e mais um monte de coisa à noite.

Enfim, problemas de paraíso quando são descobertos por Euros legais e ilegais - muito milhões!!

Tinha que fazer alguma coisa. Estou em Natal pela MINHA/NOSSA praia/cidade. Com problemas e linda (pelo menos de longe!) mas preservada plásticamente o conjunto Morro+praia+enseada+dunas+mata nativa. Construí o BLOG www.sospontanegra.blogspot.com e, fundamentado na verdade e no bom senso, espalhei para imprensa e sociedade.

NINGUÉM SABIA DE NADA!!

A coisa cresceu , ganhou todas as capas dos jornais (a semana toda), TVs (a semana toda), rádio, internet, orkut e vamos conseguir!! Se tudo der certo o Prefeito vai analisar a recomendação do Ministério Público de acatar ou não a proteção imediata da área - e espero que a lei sirva para todos os 5 empreendimentos.

Multipliquem essa corrente ..

Beijo em todos

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.